segunda-feira, 19 de maio de 2008

UM PEIXE CHAMADO ATUM

Você é daqueles que só sabe consumir atum em lata? Ou se é fã de comida japonesa, comer sashimi de atum? Pois, saiba que dá para fazer receitas deliciosas e fáceis com atum fresco e atum enlatado, além do famoso patê “mata fome” que todo o mundo prepara misturando o atum enlatado com maionese e temperos variados para comer com pão e saciar a fome!

O termo vulgar “Atum”, diz respeito, não a apenas a uma espécie, porém a oito, tendo em comum, o fato de pertencerem ao gênero Thunnus. Os Atuns vivem em águas tropicais e subtropicais de todos os oceanos. São grandes nadadores podendo realizar migrações ao longo de um oceano. Conseguem nadar até 170 km num único dia.

Freqüentam mar aberto, em grandes cardumes de peixes da mesma idade, normalmente são acompanhados por golfinhos e baleias. O atum possui carne rosada por causa do peculiar sistema vascular que lhes permite controlar a temperatura do corpo. Se alimentam de pequenos peixes e lulas.

É excelente fonte de proteínas de alto valor biológico, vitaminas e minerais, com a vantagem que é baixo em gorduras saturadas e tem um alto valor de ômega3. Também tem conteúdo protéico maior que o da carne de aves, dos peixes e do porco. Por isso é considerado um dos alimentos que melhor forma a estrutura muscular do corpo.

VAMOS ÀS RECEITAS!

ATUM FRESCO À ESPANHOLA


Ingredientes:

1 kg de postas de atum fresco cortados com a espessura de um dedo
2 dentes de alho picadinhos
2 cebolas grandes cortadas em meias rodelas
½ xícara de chá de cheiro verde picado (salsinha e cebolinha)
½ copo de vinho branco ou de vinagre de vinho branco
Sal e azeite a gosto

Modo de fazer:

Temperar as postas de atum com sal e bastante azeite, deixar de molho por 20 minutos.
Aquecer uma frigideira antiaderente e fritar as postas até começarem a dourar. Enquanto isso, cortar as cebolas em meias rodelas bem finas e deixar de molho em azeite.
Quando terminar de fritar as postas de atum, reservar e na mesma frigideira dourar as cebolas. Quando elas estiverem douradas adicionar o vinho, deixar evaporar e colocar o cheiro verde.

Montagem do prato:

Em uma travessa refratária colocar as postas e sobre elas dispor as cebolas refogadas, levar ao forno por alguns minutos, apenas para que tudo tome gosto.

Dica: Quando o atum está muito caro, costumo preparar esse prato com outro peixe chamado Meca (atum branco). Tem a mesma consistência do atum, é muito saboroso e com igual sabor, além, de ser bem mais barato.

Se quiser sofisticar, refogue juntamente com as cebolas cogumelos frescos, fica muito bom.

ESPAGUETE AO MOLHO DE ATUM



Ingredientes:

500 g de espaguete de grano duro
1 lata de atum em pedaços
1 caixa de purê de tomate (500 g)
500 ml de água
2 dentes de alho picados
Folhas de manjericão
Sal e azeite a gosto

Modo de fazer:

Colocar azeite no fundo de uma panela e dourar o alho, adicionar o atum e logo em seguida juntar o purê de tomate e a mesma medida de água, colocar o sal e deixar apurar. No final do cozimento juntar o manjericão.

Cozinhar em bastante água a massa e colocar sal, quando estiver ao dente, desligar o fogo, escorrer e temperar com o molho.

SPAGHETTI ALLA BOSCAIOLA




Ingredientes:

500 de spaghetti (grano duro)
1 lata de atum em pedaços
2 dentes de alho picados
1 pimenta dedo de moça picada
4 tomates maduros sem pele e sem sementes picados
5 azeitonas pretas picadas
5 azeitonas verdes picadas
1 colher de sopa de alcaparras
Folhas de manjericão
Sal e azeite a gosto

Modo de fazer:

Cobrir o fundo de uma panela com azeite e dourar o alho, adicionar o atum, os tomates, a pimenta e o sal. Deixar refogar e no final adicionar as azeitonas, a alcaparra e o manjericão.
Cozinhar o macarrão em bastante água com sal. Quando estiver ao dente, escorrer e temperar com o molho.

PENNE COM ATUM AO MOLHO BRANCO





Ingredientes:

500 g de Penne de grano duro
1 lata de atum em pedaços
1 cebola média picada
1 alho poró picado
500 ml de creme de leite fresco
Azeite e sal a gosto

Modo de fazer:

Em uma panela dourar a cebola e o alho poró, adicionar o atum, o sal, deixar pegar gosto e acrescentar o creme de leite. Mexer e deixar cozinhar um pouco.
Caso quiser aumentar o molho, antes do creme de leite, adicionar 1 colher de sopa de farinha de trigo, mexer e juntar aos poucos 2 copos de leite fazendo um bechamel. Acrescentar o creme de leite e deixar tudo tomar gosto.

Cozinhar o macarrão em bastante água com sal e quando a massa estiver ao dente, escorrer e temperar com o molho.

DICA PARA PREPARAR MASSA COM MOLHO BRANCO:

Quando for temperar o macarrão com molho branco e ficar meio seco, adicionar ao molho um pouco da água onde cozinhou o macarrão. O molho ficará mais cremoso com um resultado melhor.


TORTA RÁPIDA DE ATUM

Ingredientes:

Massa:

4 ovos
2 xícaras (chá) de leite
1/2 xícara (chá) de óleo
½ xícara (chá) de azeite
½ xícara (chá) de salsinha picada
1 xícara (chá) de queijo tipo parmesão ralado
1 xícara (chá)de amido de milho (maisena)
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (chá) de sal
1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de fazer:

Colocar no liquidificador, todos os ingredientes menos o fermento. Bater ligando e desligando para misturar bem tudo durante 2 minutos. Desligar e adicionar o fermento, mexer bem.

Recheio:

3 tomates grandes maduros, sem pele, cortados em rodelas finas
2 latas de atum
2 cebolas médias cortadas em meias rodelas finas
Azeitonas verdes ou pretas a gosto, picadas
Azeite, sal e orégano a gosto
Queijo tipo parmesão para polvilhar

Modo de fazer:

Misturar em uma recipiente as rodelas de tomate, de cebola, o atum, as azeitonas e o orégano. Temperar com sal e azeite. Reservar

Montagem:

Em uma travessa refratária, despejar metade da massa, colocar o recheio e por cima o restante da massa. Polvilhar queijo ralado, levar ao forno para assar em forno a 180° por 30 minutos mais ou menos.

Um comentário:

Mari disse...

oi mãe, que bom q vc postou receitas com atum. Pq aqui tem muito atum e por enquanto eu só ficava no macarrao com atum de molho vermelho!!!!
Tá lindo o texto.
beijos