domingo, 15 de fevereiro de 2009

PIZZA, a italianinha que conquistou o mundo!






Quando caminhamos por ruazinhas charmosas de qualquer cidade italiana é comum de repente ser invadido por um aroma de tomate, mussarela, orégano e manjericão assando. É difícil resistir! E quando menos se espera, estamos saboreando um pedaço de pizza dentro de um pequeno estabelecimento. São as famosas “pizzas al taglio”, que são vendidas em pedaços e que representam para os italianos e inúmeros turistas que circulam pela Itália o “fast food” italiano.


Encontram-se de vários sabores e aromas, impossível não comer!

Aqui em São Paulo, a pizza desembarcou na mala dos italianos, tomou conta da cidade, caiu no gosto popular e se integrou no cardápio paulistano. Nos fins de semana reina ao lado das massas. Fim de semana aqui, tem cheiro e sabor de pizza!



Alguém consegue resistir ao aroma de uma pizza?


Dizem que a pizza representa uma refeição completa, típica da dieta mediterrânea. Pode ser saboreada inclusive como prato principal, pois é leve e saborosa, com incríveis variações de sabores.



Dizem também que a pizza é um alimento completo e balanceado, pois utiliza a farinha, que é um cereal, carboidrato, o tomate, que é um vegetal e o queijo, que é uma proteína, tudo regado com um bom azeite de oliva, sem esquecer a água que deve ser pura e filtrada e o fermento fresco, que dá leveza à massa.


Com a descoberta da América os europeus conheceram o tomate e o levaram para a Europa. Com esse ingrediente a pizza ficou famosa! Mais precisamente na Itália, claro, e na cidade de Napoli.
A chegada da pizza moderna às mesas foi devido à introdução do tomate. Antes ele era utilizado na cozinha apenas como um molho cozido com sal e manjericão e só mais tarde, alguém teve a ideia de colocá-lo sobre um disco redondo de massa, inventando sem querer a pizza.




No início do século XVIII, Rosa e Raffaelle Espósito, comerciantes de Napoli, Itália, produziam e vendiam um alimento, aperfeiçoado da popular massa de pão, recheada de torresmos, azeitona e queijo, que abastecia as mesas das famílias pobres. Nesse mesmo período ocorre o “casamento histórico” com a mussarela, começa assim a era da pizza moderna. Dois são os ingredientes principais da pizza, além do trigo e do fermento, o tomate e a mussarela.

Don Rafaelle ficou famoso a partir do verão de 1889, quando foi cozinhar no palácio Capodimonte para os soberanos: o rei Humberto I e sua rainha Margherita de Sabóia, que estavam em visita à cidade de Napoli.

O pizzaiolo então preparou três pizzas: a Pizza alla Mastunicola (banha, queijo e manjericão), a Pizza alla Marinara (tomate, alho, óleo e orégano) e para prestar uma homenagem à rainha, resolveu fazer uma pizza com as cores da bandeira italiana, branco, vermelho e verde,(tomate, mussarela e manjericão).


A rainha gostou tanto da pizza que Don Rafaelle a batizou com o seu nome, “Pizza Marguerita”.

A fama da pizza se espalhou por toda a região, surgindo então, a primeira pizzaria da história: Port'Alba. Nessa pizzaria, vários artistas se encontravam, retirando definitivamente, o estereótipo de “alimento dos pobres”.


Até o final de 1900, a pizza e as pizzarias eram um fenômeno puramente napolitano, mas com o fim da segunda guerra mundial, com a emigração de tantos italianos, a pizza acabou desembarcando em outros países e ficando famosa, tornou-se um fenômeno mundial.

Embora a origem da pizza, como hoje é conhecida, seja italiana. Os grandes devoradores desse produto ficam do outro lado do oceano. Os dois países que mais consomem pizza no mundo são respectivamente: EUA e Brasil, com destaque para as cidades de Nova Iorque e São Paulo.

As receitas de massa de pizza são inúmeras, mas eu selecionei uma que é a minha favorita pela leveza da massa, pela crocância e pela facilidade de preparo.

MASSA PARA PIZZA


Ingredientes:

15 g de fermento fresco
200 ml de água em temperatura ambiente ou morninha
1 colher (sobremesa) rasa de açúcar
1 colher (café) rasa de sal
1 colher (sopa) de vinagre branco ou de vinho branco seco
400 g de farinha de trigo

Modo de fazer:

Dissolver o fermento com o açúcar, juntar a água, o vinagre, misturar tudo e acrescentar metade da farinha de trigo e o sal, mexer e juntar o restante da farinha.

Polvilhar farinha numa superfície e sovar a massa que deverá ficar homogênea, lisa e enxuta (não deverá grudar na superfície).

Dividir a massa em duas porções e bolear. Cobrir com um plástico e deixar descansar por aproximadamente 30 minutos ou até dobrar de volume.

Ponto da massa:

Para saber se a massa já cresceu o suficiente, colocar uma bolinha da própria massa dentro de um copo de água, quando subir à superfície, está pronta.

Tambémpoderá enfiar o dedo indicador na massa até que fique inteiramente coberto pela massa. Retirar o dedo, se depois de 1 ou 2 minutos ainda permanecer a depressão é porque já terminou o período de crescimento.

Após o crescimento, abrir cada bola, com o rolo de macarrão, na forma de disco de mais ou menos 0,5cm de espessura e colocar numa forma bem untada com azeite.

Espalhar sobre cada disco o molho de tomate e o recheio preferido, levar ao forno a 180°C até a borda da massa ficar dourada.

Uma boa pizza deverá ter: massa crocante por fora e macia por dentro, molho de tomate saboroso e recheio na dose certa. Deve haver uma harmonia entre a espessura da massa e a quantidade de recheio.

Molho básico de tomate para a pizza.

Retirar a pele e as sementes dos tomates, picar, temperar com alho fatiado bem fino, orégano, sal e azeite. A quantidade vai depender do tamanho das pizzas, pois o molho deve cobrir toda a superfície do disco.
Você poderá também colocar os tomates no liquidificador, ligar e desligar o aparelho várias vezes ou deixar na tecla pulsar para triturar um pouco.


Os recheios são inúmeros e dependem do gosto de cada um, afinal a cozinha é um grande laboratório e a culinária é um eterno exercício de se encontrar o melhor sabor, aliado à melhor apresentação, portanto seja criativo!


APRESENTO ALGUMAS SUGESTÕES DE RECHEIOS

MUSSARELA




Espalhar sobre a massa os tomates temperados, levar ao forno e quando estiver quase pronta, retirar do forno e cobrir com fatias de mussarela, polvilhar queijo parmesão, mais orégano e regar com azeite. Retornar ao forno quente para derreter o queijo.

MARGUERITA


Espalhar os tomates temperados, por cima colocar uma camada generosa de mussarela de búfala fatiada, espalhar fatias de tomate, polvilhar sal sobre os tomates e regar tudo com azeite. Levar ao forno e quando estiver pronta, espalhar folhas de manjericão.



O manjericão não deve assar, pois ele escurece com o calor do forno ou então, colocar entre as camadas.

PORTUGUESA





Espalhar os tomates temperados e sobre eles colocar fatias de mussarela, por cima fatias de presunto, cebolas finamente fatiadas, orégano, azeitonas sem caroço e regar com azeite. Se quiser poderá colocar a mussarela e o presunto, ralados no ralo grosso. No final, quando estiver quase pronta colocar fatias de ovos cozidos, voltar ao forno mais um pouco.

O ovo cozido ao assar demais endurece.

ATUM




Misturar o atum em lata com cebolas fatiadas bem finas, orégano, sal e azeite.
Espalhar os pedaços de tomates temperados, colocar por cima o atum temperado, cobrir com fatias de mussarela, polvilhar mais orégano e azeite. Levar ao forno

ABOBRINHA




Refogar rapidamente fatias finas de abobrinha em azeite e alho, apenas para dar uma leve amolecida. Espalhar um pouco de tomate temperado sobre a massa, juntar as abobrinhas e polvilhar com bastante queijo tipo parmesão ralado. Levar ao forno

BERINJELA




Cortar as berinjelas em rodelas ou fatias finas e grelhar, (se usar as comuns, de casca roxa, deverá deixar de molho em água e vinagre para tirar o amargor, por cerca de 20 minutos). Depois de grelhadas cortar em tirinhas pequenas, temperar com azeite, alho picado, orégano e sal.

Espalhar sobre a massa um pouco de tomate temperado, a berinjela e alguns pedaços de mussarela. Levar ao forno.

SARDINHA



Espalhar sobre a massa, tomates temperado, as sardinhas em lata sem as espinhas, polvilhar mais orégano, azeite e assar.



Pode-se usar aliches, nesse caso colocar menos quantidade, pois elas são muito salgadas.

CALABRESA




Retirar a pele das linguiças e fatiar, colocar em uma frigideira antiaderente e deixar fritar, adicionar cebolas fatiadas finas, orégano e um fio de azeite, dar uma leve refogada.


Espalhar sobre a massa da pizza, os tomates temperados e por cima a linguiça. Levar ao forno.

QUATRO QUEIJOS



foto


Ralar no ralo grosso, mussarela, queijo gorgonzola e queijo prato, adicionar queijo parmesão ralado.


A mussarela e o prato devem predominar, pois o gorgonzola e o parmesão são mais fortes.



Levar ao fogo azeite e dourar 1 alho fatiado fino. Retirar do fogo e despejar sobre os queijos ralados, misturar tudo e colocar sobre o disco de pizza, polvilhar orégano e levar ao forno.



ALHO-PORÓ



foto

Fatiar um alho-poró e uma cebola em rodelas finas. Refogar no azeite, colocar uma pitada de sal, deixar até murchar um pouco.

Espalhar o refogado sobre o disco de pizza, polvilhar queijo parmesão ralado e regar com azeite. Levar ao forno para assar.


PARA QUEM AGUENTAR COMER A SOBREMESA, RECEITAS DE PIZZA DOCE.


A massa é a mesma.



Dar uma pré-assada na massa, colocar o recheio desejado e voltar ao forno para terminar o cozimento.




SUGESTÃO DE RECHEIOS





BANANA

Fatiar algumas bananas, colocar sobre o disco pré-assado, polvilhar açúcar ou açúcar mascavo e canela, regar um pouco de rum. Voltar ao forno.





ROMEU E JULIETA



Colocar sobre o disco pré-assado pedaços de goiabada e queijo Minas em pedaços ou queijo Catupiry. Voltar ao forno para derreter.

BRIGADEIRO COM MORANGOS






Fazer um brigadeiro bem mole e espalhar sobre o disco pré-assado, colocar alguns morangos, cortados ao meio e voltar ao forno.



CHOCOLATE COM MORANGOS




Colocar sobre o disco pré-assado, chocolate meio amargo picado, morangos fatiados e creme de leite de caixinha. Voltar ao forno até o chocolate derreter.

Pode ser preparado com chocolate branco também.

CHOCOLATE COM BANANA

Derreter 200 g de chocolate meio amargo e misturar com 100 g de creme de leite.


Espalhar o creme sobre o disco pré-assado, adicionar as rodelas de banana, polvilhar um pouco de açúcar sobre as bananas e levar ao forno.



MAÇÃS


Fatiar as maçãs, colocar sobre a massa pré-assada, polvilhar açúcar mascavo ou branco e canela, regar com um pouco de rum. Voltar ao forno.

3 comentários:

Mariazita disse...

Querida amiga Teresa
Confesso que não sou grande fã de pizza, excepto da que faz o meu filho... :)))
O meu filho cozinha muito bem, sabia? E gosta de inventar cozinhados. Claro que cozinha raramente - é divorciado e janta em minha casa todos o dias, mas chega muito tarde, raramente antes das oito horas.
Aos fins de semna também almoça, e de vez em quando lá cozinha ele. E faz umas pizzas deliciosas!
Agora tenho que dizer uma coisa - você tem aqui receitas que devem ser uma delícia.
Vou "roubá-las", para ele fazer...

Faz bastante tempo que não vinha aqui, ou antes, vir até venho, e tenho levado algumas receitas, mas geralmente é bastante tarde e já nem tenho foças para escrever...
Vou passar a vir mais cedo, e a dizer nem que seja só Olá!

Um resto de bom domingo.

Beijinhos, querida amiga.
Mariazita

Mariazita disse...

Porque vou ausentar-me a partir de hoje à noite e até meados da próxima semana, não poderei, neste período, fazer, como tanto gosto, as habituais visitas e comentários.
No entanto deixarei programado (assim espero!) um post para ser publicado na quinta-feira (Anita) e outro para domingo, que, se quiseres, podes ir ver.
Hoje ainda, tenciono publicar no Lírios.
Até ao meu regresso.
Bom Carnaval.
Beijinhos
Mariazita

Unindo Redes disse...

Grupo Finlandês fecha parceria com um grupo Brasileiro e trazem uma nova modalidade de comércio na rede. Circula nas redes sociais do grupo brasileiro, que eles estão implantando o novo seguimento, e que em breve já estarão em funcionamento em todo o pais, um dos títulos das mensagens postadas pelo grupo é: “Compra Coletiva é coisa do passado!”. Inclusive é a frase principal do site deles www.osto.com.br (OSTO em finlandês significa COMPRA em nosso idioma) O site já está publicado, e recebendo os cadastros dos internautas e adeptos da proposta que o grupo está anunciando, segundo eles, querem atingir principalmente este público já habituado a fazerem compras nos sites de compra coletiva, porém querem atingir a todos os públicos de todas as classes sociais.

Se vão começar pelo Brasil, já começaram bem! Segundo informações a idéia original partiu do grupo brasileiro: idéia, marca, proposta, nome e etc. grupo este com dois sócios de João Pessoa - PB, e um outro sócio de São Paulo - SP. A junção dos mesmos foi realizada principalmente para que a marca entrasse com mais força no mercado, e continuando os trabalhos também na Finlândia, ou seja, os brasileiros iniciaram toda a idéia e propostas e os finlandeses com a maior parte dos investimentos.

Bom, agora só nos resta esperar pra vermos o que vem por ai.