terça-feira, 25 de setembro de 2012

ARROZES, pratos únicos

Pratos únicos, saborosos e muito práticos.


Acompanhados apenas com uma salada ou verdura refogada.


O arroz constitui há pelo menos oito milênios a base alimentar dos povos orientais, tendo se espalhado depois para outras terras.


Foi entre os séculos VII e VIII que o arroz chegou à Europa, levado pelos árabes e, de lá para a América durante as navegações expedicionárias


O arroz é um cereal constituído por sete espécies, Oryza barthii, Oryza glaberrima, Oryza latifolia, Oryza longistaminata, Oryza punctata, Oryza rufipogon e Oryza sativa, é uma planta da família das gramíneas que alimenta mais da metade da população humana do mundo. É a terceira maior cultura cerealífera do mundo, apenas ultrapassado pelo milho e trigo. É rico em hidratos de carbono.


Um grão com excepcional capacidade de adaptação ao meio, sobrevive abaixo do nível do mar e em altitudes de três mil metros (no Nepal e nos Andes peruanos). Aguenta o calor e o frio.


Está presente na Manchúria e na gélida ilha de Hokkaido, no Japão, em áreas com mais de cinco mil milímetros de chuva por ano (Mianmar) e em outras que mal atingem trinta milímetros por ano (Arábia Saudita). Aparece em Madagascar e em outras terras africanas, marcadas pela erosão do solo.


Algumas variedades conseguem crescer em terreno salino. O único requisito para sua existência é haver água, por conta disso, os chineses aprimoraram as técnicas de irrigação e transformaram o arroz em planta semi aquática.


São duas subespécies (índica e japônica) e cerca de 150 mil variedades. Oryza divide-se em duas espécies que têm significado comercial: Oryza sativa, encontrada em qualquer parte do mundo e Oryza glaberrrima, arroz vermelho do Delta do Niger, na África.


Há outra família erroneamente chamada de arroz, apesar de nada ter em comum com Oryza, é a Zizania acquática, mais conhecida como arroz selvagem, nativo dos brejos da região dos Grandes Lagos, nas fronteiras entre os EUA e o Canadá. De grão longo e fino, gostoso, cresce em águas geladas. Para os sioux e outras tribos indígenas, é “o grão sagrado”.


O arroz, esse grande curinga está presente em quase todas as culinárias do mundo. Dependendo do tipo escolhido, se obtém diferentes resultados. Os da subespécie japonica, com grãos arredondados, absorvem muito líquido e liberam bastante amido no cozimento, quase ligando os grãos, o que é perfeito para a consistência correta dos risotos. Enquanto os da subspécie índica se mantêm separados mesmo após o cozimento, dando aquele efeito de soltinho tão apreciado no Brasil.


Um grão muito versátil, pois entra no preparo de risotos, sopas, saladas, bolinhos fritos, recheio de vegetais, excelente acompanhamento de carnes, aves e peixes, um par perfeito para o feijão, lentilha, ideal para preparações no forno e sobremesas.


Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.


          Arroz, editora Senac


          A grande cozinha, arroz e risotos, editora Abril

 
ARROZES


Recomendo utilizar o arroz parboilizado


A palavra parboilizado significa “parcialmente fervido” e, atualmente, o Brasil detém a tecnologia de parboilização mais avançada do mundo.


O grão de arroz é constituído de casca, película, germe e endosperma. As vitaminas e sais minerais estão concentrados na película e germe. O endosperma contém basicamente amido.


O arroz parboilizado é naturalmente mais nutritivo, pois nenhum composto químico é adicionado ao processo. Seu sabor característico e seu tom amarelado são decorrentes da mudança da estrutura do amido e fixação dos nutrientes, o que indica que o arroz parboilizado tem preservadas suas propriedades nutritivas naturais.


O arroz branco (refinado) é pobre em vitaminas, minerais e fibras e rico em carboidratos (açúcar). Portanto, prefira comer o arroz parboilizado ou o integral que são mais nutritivos e possuem menos calorias.




Vantagens do arroz parboilizado:


- Rico em vitaminas e sais minerais, devido ao processo de parboilização;


- Quando cozido, fica sempre soltinho;


- Rende mais na panela;


- Requer menos óleo no cozimento;


- Pode ser reaquecido diversas vezes, mantendo suas propriedades;


- Alto grau de higiene no processo de industrialização;


- Conserva-se por mais tempo.




ARROZ COM FRANGO



Ingredientes:


1 cebola picada


2 dentes de alho picados


1 pimentão vermelho picado


1 cenoura ralada


2 tomates maduros sem pele e sem sementes


½ kg de peito de frango ou sobre coxas em pedaços pequenos


2 xícaras (chá) de arroz parboilizado


5 xícaras (chá) de água fria


Azeite e sal a gosto


Pimenta dedo de moça (opcional)


Modo de fazer:


Cobrir o fundo de uma panela antiaderente com azeite e dourar o alho e a cebola. Adicionar o frango e deixar dourar, acrescentar os tomates picados e a cenoura ralada, o pimentão, deixar refogar, juntar o arroz e a água. Colocar o sal, tampar a panela deixando um pouco aberta para escapar o vapor e deixar secar.


Variação


Pode-se acrescentar: alho poro, ervilhas frescas ou em latas, milho verde, vagem ou vagem torta.

 


ARROZ COM LEGUMES


foto




Ingredientes:


1 cebola picada


2 dentes de alho picados


1 alho poro fatiado fino


1 abobrinha ralada ou picadinha


1 cenoura ralada


1 embalagem de vagem picada


2 xícaras (chá) de arroz parboilizado


5 xícaras (chá) de caldo de legumes


Sal e azeite a gosto



Modo de fazer:

 
Cobrir o fundo de uma panela antiaderente com azeite e dourar o alho e a cebola, acrescentar a cenoura ralada, a vagem, o alho poró, a abobrinha e deixar refogar, juntar o arroz e o caldo. Colocar o sal, tampar a panela deixando um pouco aberta para escapar o vapor e deixar secar.


Variação


Pode-se utilizar cogumelos mistos refogados com alho e cebola ou com cebola e alho poro.



ARROZ COM CAMARÃO E LEGUMES



Ingredientes:


500 gr de camarão limpo


1 cebola cortada em pétalas


2 dentes de alho picados


1 alho poro pequeno fatiado


1 xícara (chá) de erva doce fresca picada


2 cenouras raladas


1 xícara (chá) de vinho branco


2 xícaras (chá) de arroz parboilizado


6 xícaras (chá) de água


Sal e azeite a gosto




Modo de fazer:


Selar o camarão com a panela de tefal besuntada de azeite, reservar.


Colocar o vinho na panela para deglaçar o fundo, adicionar uma boa quantidade de azeite para cobrir o fundo da panela.


Adicionar o alho e a cebola e deixar dourar, acrescentar a cenoura ralada, o alho poro e a erva doce, juntar o sal e deixar refogar um pouco.


Colocar o arroz, o camarão e a água, tampar a panela não totalmente e deixar cozinhar até secar a água.

Nenhum comentário: