terça-feira, 18 de março de 2008

PEPINO, UMA REFRESCANTE HORTALIÇA

O pepino é fruto do pepineiro, da espécie: Cucumis Sativus, pertencente à família Curcurbitáceas, a mesma do melão, melancia, abóbora e do chuchu.

Foto: www.agrov.com

É originário da Índia, tem sido cultivado desde a antiguidade na Ásia, áfrica e Europa, em regiões tropicais e também nas temperadas.

Possui baixa quantidade de calorias, é composto por aproximadamente 90% de água, possui boa quantidade de fibras, portanto importante para o sistema digestório. Tem boa fonte de potássio e pequena quantidade de vitamina C, é ótimo tônico para o fígado, rins e vesícula e dá muita força para as unhas e cabelos devido ao seu alto teor de sílica e flúor.

Geralmente deve ser consumido com casca (bem lavada), pois é nela que se encontram substâncias que o tornam de fácil digestão.


Aproveitando que ainda estamos num período quente do ano, e sendo o pepino, uma hortaliça bem refrescante, recomendo algumas receitas bem práticas e muito diferentes para serem degustadas.


MOUSSE DE PEPINO




Esta é uma receita de família preparada pela minha sobrinha Maria Carmen Serrano, excelente entrada, de sabor delicado, muito elegante e refrescante! Acompanha carnes frias como rosbife e carne louca.

Ingredientes
:

2 pepinos (japonês) médios ralados
1 xícara de chá de salsão bem picados (talos e folhas)
1 cebola média ralada
1 vidro de maionese de limão ou requeijão
1 pacote de gelatina sabor limão
1 colher de chá de molho inglês (opcional)

Modo de fazer:

Dissolver o pacote de gelatina em um copo de água fervente, esperar esfriar um pouco e misturar muito bem com os outros ingredientes.
Untar uma forma de buraco no meio com azeite, despejar o creme e levar à geladeira por no mínimo 3 horas. Desenformar e enfeitar com rodelas de tomate ou fatias de carambola.



SALADA DE PEPINO COM IOGURTE

Ingredientes:

2 pepinos médios (japonês)
1 copo de iogurte desnatado
1 colher de sopa de hortelã picada
Suco de um limão
1 dente de alho bem picadinho
Azeite e sal a gosto

Modo de fazer:

Cortar os pepinos em rodelas finas e misturar ao iogurte, alho, hortelã, suco de limão, sal e azeite.
Esta salada é um ótimo acompanhamento para kibe assado ou frito.



PEPINO COM MOLHO EXÓTICO

Esta receita deve ser servida como entrada ou aperitivo. O sabor é exótico e muito agradável!


Ingredientes:


2 pepinos (japonês)
2 colheres de sopa de molho de soja (shoyu)
1 colher de sopa de vinagre balsâmico
1 colher de chá de mel
1 colher de café de gengibre
Azeite

Modo de fazer:

Cortar os pepinos em rodelas bem finas.
Misturar o molho de soja com o vinagre, o azeite, o mel, o gengibre e o alho. Provar para sentir o sal, pois o shoyu contém sal, caso houver necessidade, adicionar a gosto.
Servir gelada.

Variação

Cortar pepinos e cenouras em tiras finas (à Julienne) e colocá-los em uma taça. Preparar o molho (o alho é opcional), colocar em uma molheira e servir como aperitivo.

Nenhum comentário: