segunda-feira, 21 de julho de 2008

É TEMPO DE MORANGO!




foto


De Julho a Novembro acontece a safra do morango, e como todos os anos, nada melhor que saborearmos delícias feitas com essa frutinha tão simpática e gostosa!

Morango, em português
Fraise, em francês
Fresa, em espanhol
Fragola, em italiano
Strawberry, em inglês


“Formato de coração,
vestido com a intensidade do vermelho,
textura macia e aroma silvestre,
transmite ao paladar um tanto de agridoce,
o morango, considerado a fruta da Deusa Vênus,
é com certeza a fruta dos românticos!”

O morango é o fruto de uma planta da família Rosáceae, a mesma das rosas, das maçãs, das peras e das cerejas. É uma planta nativa da zona temperada da Europa, mas que hoje em dia é cultivada com sucesso em grande parte do mundo.

Curiosamente a parte que comemos não é o fruto, mas o resultado do inchaço dos talos da planta. O fruto verdadeiro é a semente amarela que fica incrustada na superfície da parte carnosa. Isso é o que dizem os botânicos, mas para nós o morango é uma frutinha muito bonitinha e interessante! Fruto carnoso, suculento, de sabor levemente ácido, contém várias substâncias essenciais para o organismo, como o Potássio, o Sódio o Fósforo e o Cálcio, responsáveis pelo metabolismo e pelo movimento muscular cardíaco. É rico também em vitamina C, poderoso antioxidante que parece diminuir no organismo os efeitos nocivos dos radicais livres que intensificam o envelhecimento. Tem propriedades diuréticas e antiinflamatórias. E tudo com uma carga calórica mínima! Cada 100 g de morangos equivalem a 39 Kcal.



Apesar de começarem a ser cultivados pelos romanos em 200 a.C, os morangos eram raros, pois sua produção era difícil. O jardineiro de Luis XIV, o Rei Sol, cultivava morangos nos jardins de Versalhes. Seu cultivo passou a ser popular no século XVIII e mais de 600 espécies foram desenvolvidas.

Na verdade o consumo popularizou-se só com o surgimento de uma espécie, de fácil reprodução e cultivo, na realidade um híbrido: os morangos consumidos atualmente (Fragaria Ananassa) surgiram de um cruzamento casual entre duas espécies americanas levadas à região de Brest, na França. Foram o morango chileno (Chiloensis), nativo no lado do Pacífico Sul e Norte do continente americano e o Virginia (Fragara Virginiano), nativo no Leste dos Estados Unidos. A partir do aprimoramento das técnicas de cultivo surgiram inúmeras espécies.

Os morangos são muito versáteis na culinária. Servem tanto para serem consumidos “in natura”, como com açúcar, chantilly, banhados em vinho e em licores. Entram na preparação de sucos, saladas de frutas, sorvetes, iogurtes, pavês, tortas, cremes, bolos e tantas outras iguarias.



foto



Antes de utilizar os morangos, convém lavá-los cuidadosamente para eliminar eventuais impurezas. Deve-se limpá-los em água corrente e deixá-los de molho em água acidificada (limão ou vinagre) durante 15 minutos sem tirar as folhinhas, que devem ser eliminadas, após os morangos serem retirados da água em que ficaram de molho.

Os morangos por serem altamente sensíveis, não devem ser guardados por muito tempo, no máximo por três dias, na geladeira, sem serem lavados, pois a água favorece o apodrecimento.

SOBREMESA ROSADA

Ingredientes:

300 g de morangos
1 xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de vinho tinto
1 lata de creme de leite gelado e sem soro

Modo de fazer:

Limpar e lavar os morangos e deixar escorrer bem. Colocar em camadas numa terrina, alternando com açúcar. Cobrir tudo com o vinho tinto e deixar marinando na geladeira, por no mínimo 5 horas. Após esse tempo distribuir os morangos em 6 taças pequenas ou uma grande, regar com o caldo. Em cima acrescentar o creme de leite, bem gelado e sem soro.

MORANGOS MARINADOS


Ingredientes:

1 caixa de morangos
1 colher (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de vinagre balsâmico

Modo de fazer:

Limpar, lavar e fatiar os morangos em rodelas ou no sentido do comprimento. Colocar em uma travessa ou tigela e misturar o açúcar e o vinagre balsâmico. Levar à geladeira por no mínimo uma hora. Servir com sorvete de creme.

MORANGOS AO VINHO DO PORTO

Ingredientes:

250 g de morangos
½ xícara (chá) de vinho do Porto
¼ xícara (chá) de açúcar

Modo de fazer:

Cortar os morangos, depois de limpos e lavados, ao meio e colocar numa panela pequena com o vinho e o açúcar. Misturar tudo e levar ao fogo brando e deixar cozinhar até os morangos amolecerem. Retirar do fogo e servir quente com sorvete de creme ou de chocolate. Se preferir servir frio, também fica bom.


MORANGOS FLAMBADOS NA CACHAÇA




foto



Ingredientes:

1 caixa de morango
2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
1 colher (sopa) de manteiga
1 cálice de cachaça
1 pitadinha de canela em pó

Modo de fazer:

Limpar e lavar os morangos. Deixar inteiros ou cortar em metades.
Colocar a manteiga numa frigideira e fritar rapidinho os morangos, adicionar o açúcar mascavo, mexer e deixar pegar bem o gosto. Jogar o cálice de cachaça e flambar.
Quando flambar, cuidado para não se queimar! Afastar a frigideira do fogo, pegar um pouco de cachaça com uma colher de sopa e passar pela chama. Voltar a colher, já em chamas, para a frigideira e colocar a panela no fogo novamente. Deixar flambar até que as chamas se apaguem. Adicionar uma pequena pitada de canela e servir quente sobre uma bola de sorvete de creme.

Essa receita pode ser preparada com bananas, procedendo da mesma forma, apenas aumentando a quantidade de canela. As bananas poderão ser usadas inteiras ou em metades ou em rodelas.


MORANGOS COM SUSPIROS


foto

Ingredientes:

2 caixas de morangos
500 ml de creme de leite fresco
200 g de suspiros pequenos
2 colheres (sopa) rasas de açúcar

Modo de fazer:

Limpar, lavar e secar os morangos.
Bater o creme de leite com o açúcar em ponto de chantilly.
Em uma travessa ou taça, colocar de forma alternada os morangos, os suspiros e o chantilly. Terminar com o chantilly e enfeitar com morangos e suspiros.



PAVÊ DE MORANGO




Ingredientes:

1 caixa de morangos lavados e fatiados
1 caixa de biscoito inglês (açúcar fino)
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
Suco de um limão
1 copo de água
½ copo de açúcar


Modo de fazer:

Misturar o leite condensado com o suco de limão e reservar.
Lavar, picar os morangos e deixar de molho em um copo de água e açúcar por 1 hora
Escorrer os morangos e molhar os biscoitos nesse caldo (se gostar, misturar ½ cálice de rum).
Misturar ao leite condensado com limão o creme de leite e mexer bem.
Forrar o fundo de uma travessa com os biscoitos e sobre eles colocar o creme. Enfeitar com morangos inteiros e levar à geladeira para gelar. Fazer de véspera.

PAVÊ DE MORANGO AOS DOIS CREMES





foto





Ingredientes:

1 caixa de morangos
1 pacote de bolacha maisena
1 lata de leite condensado
A mesma medida de leite
1 lata de creme de leite
2 gemas
1 colher (sopa) de farinha de trigo
100 g de chocolate meio amargo ou 3 colheres (sopa) de chocolate em pó

Cobertura:
1 xícara (chá) de açúcar
½ xícara (chá) de água
2 claras em neve


Modo de fazer:

Limpar, lavar os morangos e cortar em rodelas grossas e reservar.
Em uma panela, colocar o leite condensado, as gemas e a farinha dissolvida no leite. Levar ao fogo e mexer até engrossar, adicionar o creme de leite e retirar do fogo.
Dividir o creme em duas partes iguais. Em uma das partes misturar, enquanto estiver quente, o chocolate e mexer até derreter completamente.

Cobertura merengue:

Colocar numa panela o açúcar e a água, mexer e levar ao fogo e não mexer mais para não açucarar. Quando começar a borbulhar, retirar um pouco da calda com uma colher ou garfo, se um fio fino se formar e acompanhar os movimentos da mão, então está no ponto.
Enquanto isso, bater as claras em neve bem firme e colocar a calda em ponto de fio na clara em neve e continuar batendo até misturar tudo muito bem. O merengue está pronto.

No lugar do merengue pode-se utilizar chantilly, (eu acho o merengue mais gostoso).

Montagem:

Em uma taça ou travessa despejar o creme branco, colocar uma camada de bolachas, parte dos morangos. Espalhar o creme de chocolate, mais uma camada de bolachas, o restante dos morangos e por último cobrir tudo com o merengue. Enfeitar com alguns morangos inteiros e levar à geladeira. Fazer de véspera.


TORTA DE MORANGO

Minha amiga Thais Pincherli prepara uma torta de morango, divina, muito fácil de fazer e que é a preferida da minha filha Mariana.







Vamos à receita!

Ingredientes da geléia:

2 caixas de morangos
1 xícara (chá) de açúcar

Modo de fazer:

Colocar em uma panela os morangos inteiros com o açúcar e levar ao fogo para cozinhar até ficar com a consistência de geléia. Reservar alguns morangos inteiros, os mais bonitos para enfeitar a torta.

Ingredientes da massa:

1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo
2 gemas
1 colher (café) de sal
2 colheres (sopa) de açúcar
1 ½ tablete de margarina derretida (uso culinário)

Modo de fazer:

Misturar todos os ingredientes com as mãos e forrar uma forma de fundo removível (o fundo e as laterais). Furar a massa do fundo com o garfo e levar ao forno quente, para assar, por cerca de 10 minutos. (não precisa untar)

Ingredientes do creme:

1 lata de leite condensado
A mesma medida de leite
2 gemas
2 colheres (sopa) rasas de amido de milho (maisena)

Modo de fazer:

Em uma panela colocar todos os ingredientes e levar ao fogo mexendo sempre até engrossar.

Montagem:

Colocar sobre a massa já assada o creme, a geléia por cima, cobrindo tudo. Enfeitar com morangos frescos. Levar à geladeira e depois de bem gelada, desenformar e servir.




QUANDO OS MORANGOS JÁ ESTIVEREM ESCASSOS OU MUITO CAROS, QUE TAL PREPARAR UM SABOROSO E DIFERENTE:

FALSO PAVÊ DE MORANGO

Ingredientes:

1 lata de leite condensado
Suco de um limão
1 copo de iogurte sabor morango
200 g de queijo creem cheese
1 lata de creme de leite
1 caixa de biscoito inglês (açúcar fino)
1 cálice de licor de frutas silvestres ou rum (opcional)
1 xícara (chá) de leite

Modo de fazer:

Misturar o leite condensado com o suco de um limão e reservar.
Misturar o queijo creem cheese com o copo de iogurte e o creme de leite, misturar tudo muito bem e adicionar o leite condensado que ficou reservado.
Embeber os biscoitos no leite misturado com o licor (caso não queira utilizar o licor, passe os biscoitos apenas no leite).

Montagem:

Em uma taça ou travessa forrar o fundo com os biscoitos, despejar o creme por cima, enfeitar a gosto e levar à geladeira. Fazer de véspera.

Um comentário:

Aurelio disse...

Teresa com todas essas receitas maravilhosas e saborosas você quer que eu continue nos 86 kilos de peso? Maldita balança...
beijos, Aurelio