domingo, 7 de setembro de 2008

FOCACCIA




A focaccia é um clássico da cozinha italiana. Teve origem na Roma antiga e é muito popular por seu sabor e aroma.





Consiste em uma massa de pão aberta, regada com azeite de oliva, sal grosso e alecrim. Pode ser servida, cortadinha como um delicioso aperitivo ou pode ser coberta com recheios variados.


Hoje, a focaccia se tornou uma espécie de fast food italiano, disponível em restaurantes, padarias e casas especializadas por toda Itália.
A focaccia verdadeira é mais grossa que a pizza, porém não deve ser mais alta que a espessura de um dedo, além de crocante por fora e macia por dentro.




Segundo uma lenda, as mulheres dos navegadores preparavam uma variação acebolada da iguaria para seus maridos se alimentarem durante as viagens e afastarem, devido ao forte sabor que impregnava na boca, outras mulheres em portos e cidades.

Existem várias receitas de massa de focaccia, pois a cada lugar que uma receita chega, acaba sofrendo modificações, porém conservando as principais características: massa grossa, regada com um bom azeite de oliva, sal grosso e folhas de alecrim..

Esta receita, além de ser de preparo fácil e rápido é muito saborosa! Vamos experimentar? Então, mãos na massa!!!

FOCACCIA

Ingredientes:

60 g de fermento para pão
500 ml de água em temperatura ambiente
1colher (chá) rasa de sal
1 colher (sopa) rasa de açúcar
1 ovo inteiro
½ copo americano de azeite (100ml)
900g de farinha de trigo

Modo de fazer:

Dissolver o fermento com o açúcar, adicionar o sal, a água, o azeite e o ovo, mexer, juntar a farinha e amassar tudo muito bem até a massa ficar lisa, deixar crescer durante 15 minutos.

Dividir a massa em 3 porções.

Untar com azeite 3 formas médias.

Abrir cada porção de massa com os dedos cobrindo o fundo e parte das laterais da forma, apertar com os dedos e deixar crescer por mais 10minutos.

Depois de crescida, pressionar com os dedos a massa que está na forma.

foto

Espalhar sobre ela, sal grosso, alecrim, fresco ou seco, regar com azeite e levar ao forno por 20 a 25 minutos, até ficar levemente dourada.
O forno deverá ser preaquecido a 180°C.

Depois de assada, poderá ser consumida cortada em pedaços, como aperitivo ou colocar um recheio de sua preferência. Levar ao forno novamente, somente para assar o recheio.

SUGESTÕES DE RECHEIOS

MOLHO BÁSICO

Cortar tomates, sem a pele e as sementes, em pedaços pequenos, adicionar alho picado, orégano ou manjericão, sal e azeite.

A focaccia pode ser recheada somente com esse molho que fica muito saborosa!




MUSSARELA




Espalhar sobre a massa já assada, os tomates temperados, cobrir com fatias de mussarela, polvilhar queijo parmesão, mais orégano e regar com azeite. Levar ao forno quente para derreter o queijo

ATUM

Misturar o atum em lata com cebolas fatiadas bem finas, orégano, sal e azeite.
Espalhar os pedaços de tomates temperados, colocar por cima o atum temperado, cobrir com fatias de mussarela, polvilhar mais orégano e azeite. Levar ao forno

ABOBRINHA



Refogar rapidamente fatias finas de abobrinha em azeite e alho, apenas para dar uma leve amolecida. Espalhar um pouco de tomate temperado sobre a focaccia, juntar as abobrinhas e polvilhar com bastante queijo tipo parmesão ralado, regar com azeite. Levar ao forno



BERINJELA




Cortar as berinjelas em rodelas ou fatias finas e grelhar, (se usar as comuns, de casca roxa, deverá deixar de molho em água e vinagre para tirar o amargor, por cerca de 20 minutos). Depois de grelhadas cortar em tirinhas pequenas, temperar com azeite, alho picado, orégano e sal.
Espalhar sobre a focaccia um pouco de tomate temperado, a berinjela e alguns pedaços de mussarela, regar com azeite. Levar ao forno.

SARDINHA



Espalhar sobre a focaccia já assada, tomates temperados e as sardinhas em lata sem as espinhas, polvilhar mais orégano, azeite e assar.



Pode-se usar aliches, nesse caso colocar menos quantidade, pois elas são muito salgadas.



4 comentários:

Gigia disse...

hummmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm!! Precisoooooooo aprender isso!!! Tô passando mal aqui....vou pra faculdade morta de fome!!!!

Anônimo disse...

comi muita focaccia. São deliciosas e tem gostinho de casa cheia,de primos, de amigos, tem gostinho de saudades..

Unknown disse...

Meu Deus...esta focaccia está um escândaloooooooooooooooo.....Parabéns pelo blog maravilhosso. Beijos

Jociele Rodrigues disse...

Fiz hoje essa receita!!!
Nossa a familia aprovou e se apavorou.. com tamanha praticidade pra fazer e a delicia que é!!!
Nunca tinha pensado no alecrim!!!
MARIVILHOSA!!!

PARABÉNS PELO BLOG ELE rendeu alguns quilos as minhas cobaias! heheh