domingo, 14 de setembro de 2008

Panqueca: um bolo de panela


foto


A palavra panqueca deriva do inglês “pancake” e significa “Bolo de Panela” e ganha outras denominações mundo afora, mas a diferença não é apenas no nome, mas na espessura, nos ingredientes e no modo de fazer.


O nome em francês crepe, deriva do termo 'crispus', que em latim significa crespo. Refere-se à textura encrespada que a finíssima massa, feita com farinha, ovos, leite e água, adquire durante a rápida passagem pela frigideira. Em italiano, são chamadas de 'crespelle', pelo mesmo motivo.No século 15, as panquecas eram conhecidas por toda a Europa.


Um manuscrito culinário inglês, datado de 1430, dá indicações de que eram bastante familiares na época.Originalmente, as crepes eram assadas em pedra quente, e mais tarde passaram a ser preparadas em chapa redonda de ferro sobre o fogo. Há indícios de que suas raízes estejam no pão indiano chapati e nas panquecas chinesas. Mas os primeiros registros foram feitos no século I, quando eram feitas com a mistura de leite, água, ovos e um pouco de farinha. Cozidas no ferro quente, iam à mesa com mel e pimenta.

As americanas são mais encorpadas, chegando, às vezes, até a 2,5 centímetro de espessura. Levam geralmente chocolate ou mel como molho, acrescentando um sabor especial e doce às panquecas, ou American Pancakes, como são chamadas nos Estados Unidos.


As panquecas podem ser: enroladas, dobradas em forma de triângulo e em forma de pacotinhos.


Panqueca é uma preparação apreciada por boa parte das pessoas. É um dos pratos mais versáteis da cozinha contemporânea, tanto pode ser servida como prato principal, com recheio de ricota e espinafre, carne moída ou presunto e queijo, frango com requeijão, queijo fresco temperado, palmito, camarão ou qualquer outro recheio com molhos variados, quanto em sobremesas deliciosas, como de chocolate, doce de leite, geléias ou goiabada.



As panquecas podem ser também em forma de trouxinhas, aliás ficam muito bonitinhas!



DICAS IMPORTANTES PARA PREPARAR PANQUECAS

1- Pincelar com óleo uma frigideira pequena e levar ao fogo moderado. Dar preferência às frigideiras ante aderentes.

2- Esperar a frigideira ficar bem quente.

3- Despejar pequenas quantidades de massa (1 concha) na frigideira, balançando rapidamente de todos os lados até a massa cobrir o fundo.

4- Deixar no fogo, sem mexer, até as beiradas da massa se soltarem da frigideira. Então, virar a panqueca com cuidado e fritar do outro lado, da mesma maneira.

5- Retirar do fogo, colocar num prato e reservar.



6- Rechear com os ingredientes de sua preferência.

PANQUECAS SALGADAS


Massa: para cada ovo inteiro, adicionar ¾ de copo de farinha de trigo, ¼ de amido de milho, um copo de leite, uma pitada de sal e um fiozinho de azeite. Bater tudo no liquidificador. Cada receita dessa rende aproximadamente 6 panquecas.

A massa pode ser mexida com um batedor (fouet). Nesse caso começar misturando pelo centro e ir juntando o leite aos poucos até a massa ficar homogênea.

As panquecas podem ser servidas com: molho de tomate, molho bechamel ou com os dois molhos, dependendo do tipo de recheio



SUGESTÕES DE RECHEIOS


MUSSARELA E PEITO DE PERÚ OU PRESUNTO




Colocar fatias de mussarela e peito de peru ou presunto nas panquecas, enrolar, espalhar o molho de tomate. Polvilhar queijo tipo parmesão ralado e levar ao forno para gratinar.



CARNE MOIDA


foto


Refogar a carne moída com os temperos de sua preferência, adicionar uma colher de sopa rasa de farinha de trigo para amalgamar bem, deixar fritar um pouco, rechear as panquecas, cobrir com molho de tomate e polvilhar com queijo parmesão ralado e levar ao forno para gratinar. Essa panqueca pode ser servida aos dois molhos: de tomate e o Bechamel.


RICOTA E ESPINAFRE



Refogar o espinafre no azeite e alho, misturar com a ricota, um pouco de queijo parmesão ralado, juntar o sal e rechear as panquecas. Colocar o molho de tomate, polvilhar queijo ralado e levar ao forno para gratinar. Com esse tipo de recheio o molho Bechamel também combina bem.

RICOTA COM PRESUNTO



Misturar a ricota com presunto ou peito de peru picadinho, um pouco de queijo parmesão ralado e rechear as panquecas, enrolar, cobrir com molho de tomate ou com os dois molhos: Bechamel e de tomate, polvilhar queijo parmesão e levar ao forno para gratinar.


FRANGO COM CATUPIRY


Aproveitar sobras de frango, desfiar e misturar com o Catupiry, juntar salsinha picada, rechear as panquecas, cobrir com molho Bechamel, polvilhar queijo parmesão ralado e levar ao forno para gratinar.


QUEIJO MINAS FRESCO


Picar o queijo, misturar com cheiro verde picado (salsinha e cebolinha), juntar um pouco de queijo tipo parmesão ralado, noz moscada ralada e rechear as panquecas, cobrir com molho de tomate, polvilhar queijo parmesão ralado e levar ao forno para gratinar.


MOLHO BECHAMEL (BRANCO)

Ingredientes

1 cebola pequena picadinha ou ralada
2 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) rasa de farinha de trigo
500 ml de leite
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
Sal e noz moscada ralada a gosto

Modo de fazer:
Em uma panela, derreter a manteiga, refogar a cebola. Quando murchar, adicionar a farinha de trigo e deixar fritar, retirar do fogo e adicionar o leite, voltar ao fogo mexendo sempre, adicionar o sal, a noz moscada e o queijo ralado. Quando engrossar, retirar do fogo.

RICOTA COM NOZES



Misturar a ricota com nozes trituradas, juntar o sal, noz moscada ralada, um fio de azeite e rechear as panquecas, cobrir com molho Bechamel, polvilhar queijo ralado e levar ao forno para gratinar. Nesta receita pode utilizar o molho de nozes ou misturado com o Bechamel.


MOLHO COM NOZES


Ingredientes:


100 g de nozes
1 xícara (chá) de azeite
1 colher (sopa) de manteiga
½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado
1 caixa de creme de leite
Sal a gosto


Modo de fazer:


Colocar as nozes no triturador e moer rapidamente, adicionar o azeite, bater mais um pouco, adicionar o sal, a manteiga, o creme de leite e o queijo ralado, bater apenas para misturar tudo.

7 comentários:

Mari disse...

aiiiii essa de ricota com nozes nunca comiiii. Fiquei, confesso, com um pouco de água na boca.

João Prado disse...

Olha a filha com saudades dos pratos da Dona Teresa!

Beijos,

JP

Gigia disse...

Um pouco irmã??? Tem uma poça aqui em cima do teclado...meu Deuuuuuusssssssss!! Tia!! Pelo amor de Deus!!! Marca logo a macarronada da mama!!! Prometo que levo sua neta postiça!!!! Olha, ultimamente não tenho acompanhado muito seu blog...pois meu tempo está realmente curto...mas hoje resolvi entrar para saborear suas delícias virtualmente....com certeza em breve você terá uma leitora fiel, pois vou treinar meus dotes culinários com suas receitas! E olha, se eu for um fracasso geral vou aí pra me dar aulas práticas!!! Saudade tia Teresa!!!! (Ah! A Tainá falou de você no Pio Xii...gravaram um vídeo das crianças contando sobre as férias e ela disse que foi na sua casa, que você era mãe da Mari e tinha sido minha professora no Pio XII!!!! Fofa né?)

Mariazita disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mariazita disse...

Querida Teresa
Apenas a falta de tempo me tem impedido de vir aqui com a frequência que eu desejaria...
Sabe como é, o blog dá muito trabalho para preparar os posts, e agora que colaboro no SEMPRE JOVENS (só à terça-feira) ainda pior.
As suas receitas continuam com a qualidade de sempre!
Adoro panquecas!
Já tirei a receita desse recheio de ricotta. Imagino! Dever ser um manjar dos céus!
Apareça lá pela minha casa. Amanhã tenho um novo post da ANITA.
Bom fim de semana.
Beijinhos cá do outro lado do atlântico...
Mariazita

Priscila Beneducci disse...

Oi Teresa, minha família só faz panquecas. Você ensinou coisas que eu não sabia, quero dizer, só comia. Essa de panqueca com molho de nozes, muito chique. Sou confeiteira e nozes em estoque é de prache. Vou fazer... Teresa olhando as fotos, bati o olho num Crochê branco seu. Meu blog o http://coisaslindasdapriscila.blogspot.com/, hoje seu a marca das 40.000 (nem eu acredito, a mulherada curte um croche como eu). Se você topar, claro, se quiser, tira umas fotos de todo, de cantinho, dos detalhes do seu croche, que gostaria de publicar esta amostra no meu blog, registrando os merecidos créditos seus. Pensa tá? Um beijão aqui de Contagem para você - Priscila.

ANTONIO MARCUS disse...

Boa noite!
Eu vi essa ideia da trouxinha de panquecas e achei o maximo,posso ate tingir a massa com corante comestivel da cor que eu preferir,agora uma duvida,que tipo de material eu uso para amarrar?pretendo fazer de bacalhau.
Bjus