terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

GNOCCHI (nhoque), mais uma grande contribuição da culinária italiana!

Os nhoques são os antepassados das massas alimentares. Antigamente, eram preparados somente com farinha e água e modelados após o cozimento.

A batata é originária dos Andes, na América do Sul e foi introduzida na Europa pelos conquistadores, portanto ela entrou na preparação dos nhoques lá pelo século 19, antes eram feitos com castanha cozida. Rapidamente a batata tornou-se o principal ingrediente da massa do nhoque.

O nhoque é um prato associado à sorte.

Muitas pessoas acreditam na simpatia da sorte ao comer o nhoque todo o dia 29 de cada mês, seja pela esperança ou pela oportunidade de partilhar com os amigos um momento de ilusão.

A lenda mais difundida sobre o nascimento da magia remete a algum vilarejo na velha Itália, terra natal do prato. Com diferentes variações, a maioria conta que São Pantaleão, num dia 29 de dezembro, apareceu à porta de uma família em um vilarejo da Itália vestido como andarilho. Pobre, a família dividiu com ele o pouco nhoque que tinha. Cada um ficou com sete pedaços. Depois que São Pantaleão saiu, a família descobriu embaixo de cada prato bastante dinheiro.

Em outra lenda, uma senhora pobre abria sua casa nos dias 29 aos viajantes e oferecia um prato de nhoque sem cobrar. Parte dos viajantes deixava dinheiro embaixo do prato. Todas as versões da origem do nhoque estão relacionadas à solidariedade, sorte e dinheiro. Por isso, a data se tornou o dia do nhoque da fortuna ou da sorte.

O costume atualmente é colocar dinheiro embaixo do prato, comer os primeiros sete pedacinhos em pé, fazer um pedido para cada um deles e depois comer à vontade. A data ideal é 29 de dezembro, mas o ritual está liberado para os dias 29 de outros meses.

Segundo a superstição italiana, quem come nhoque no dia 29, tem sorte nos próximos 30 dias.

Sorte ou não, a verdade é que nhoque é uma massa deliciosa e ao comer você fica realmente muito feliz! Portanto, é um bom motivo para fazer e saborear esse delicioso prato.

Aqui vão algumas receitas fáceis, práticas e rápidas e muito gostosas! Experimente.

Dicas:

- Utilizar batatas apropriadas e não cozê-las demais para evitar que absorvam muita água.

- Trabalhar com a batata morna, nunca muito quente.

- O mais importante ao fazer os nhoques é utilizar a menor quantidade de farinha possível para que eles fiquem macios e leves, com melhor textura e sabor.

- Não se deve sovar demais a massa para não liberar o amido da batata.

- Não amolecer demais a massa.

- É importante polvilhar um pouco de farinha sobre os nhoques enquanto não vão à panela para que não grudem.

- Cozinhá-los em bastante água fervente salgada.

- Não encher demais a panela, se tiver uma grande quantidade, cozinhá-los um pouco por vez ou utilizar duas panelas.

NHOQUE DE BATATA DOCE



Ingredientes:

500 g de batata doce
200 g de farinha de trigo
1 colher (sopa) bem cheia de maionese

Modo de fazer:


Descascar as batatas e cozinhar em água fervente até amolecerem. Escorrer e espremer, esperar amornar. Adicionar a maionese e aos poucos a farinha, mexendo até desprender das mãos. Fazer uma bola e deixar descansar por 5 minutos.




Pegar pedaços de massa e fazer rolinhos, cortar pedacinhos e passar cada um pelo garfo para criar os riscos característicos. Polvilhar farinha sobre todos para evitar que grudem.

Cozinhar em água fervente e salgada. Quando os nhoques boiarem deixar mais alguns minutos cozinhando. Retirar um da panela e provar para sentir se está cozido, escorrer e temperar com molho de tomate simples, polvilhar queijo parmesão ralado.

NHOQUE DE BATATA COM MANJERICÃO



Receita sugerida pelos meus amigos Rose e Vittorio Falletti

Ingredientes:

1 kg de batatas de casca vermelha (são mais secas)
300 g de farinha de trigo
1 maço de manjericão
1 ovo
Uma pitada de sal

Modo de fazer:


Lavar bem e cozinhar as batatas em água fervente. Esperar amornar, descascar e passar pelo espremedor. Adicionar o manjericão bem picado, o ovo, o sal e a farinha de trigo. Passar a mistura para uma superfície de trabalho e amassar com as mãos, até obter uma massa homogênea, deverá ficar uma massa que desgruda das mãos.

Fazer uma bola, cortar pedaços e enrolar formando cordões na espessura de um dedo. Com uma faca cortar pedacinhos e passar cada um, pelo garfo, apertando suavemente com os dedos para criar os riscos característicos. Polvilhar farinha sobre todos.


Cozinhar em água fervente e salgada. Quando os nhoques boiarem deixar mais alguns minutos cozinhando. Retirar um da panela e provar para sentir se está cozido, escorrer e temperar com molho de tomate simples, polvilhar queijo parmesão ralado.

NHOQUE SIMPLES

Ingredientes:

1 kg de batatas (casca avermelhada)
300 g de farinha de trigo
1 ovo
1 colher (café) rasa de manteiga

Modo de fazer:

Lavar e cozinhar as batatas em água fervente. Deixar amornar (não deixar esfriar) e descascar. Passar pelo espremedor e misturar rapidamente com o ovo, a manteiga e a farinha de trigo. Sovar a massa, mas não muito para não liberar o amido da batata, resultando numa massa pegajosa. Deverá ficar uma massa que desgruda das mãos e gostosa de trabalhar.

Cortar a massa em pedaços me fazer bastões longos com a espessura de um dedo. Cortar em pedacinhos e passar cada um pelo garfo, apertando levemente com os dedos para fazer os riscos característicos. Polvilhar farinha sobre todos.

Cozinhar em água fervente e salgada. Quando os nhoques boiarem deixar mais alguns minutos cozinhando, escorrer e temperar com molho de tomate simples, polvilhar queijo parmesão ralado.

FALSO NHOQUE

Se não tiver batata, poderá fazer este falso nhoque que fica muito saboroso.

Ingredientes:

1 litro de leite
700 g de farinha de trigo
100 g de manteiga
100 g de queijo parmesão ralado
2 gemas
Uma pitada de sal

Modo de fazer:

Colocar em uma panela o leite, a manteiga e o sal, levar ao fogo e quando levantar fervura acrescentar de uma vez a farinha de trigo. Deixar cozinhar, mexendo sempre até desgrudar da panela. Retirar do fogo e transferir a massa para uma superfície de trabalho. Deixar esfriar um pouco e juntar os ovos, sovar a massa, juntar o queijo ralado e continuar sovando até ficar uma massa lisa. Pegar porções de massa, fazer cordões do tamanho de um dedo e cortar pedacinhos, passar cada um pelo garfo, apertando levemente com o dedo para criar os riscos característicos.

Cozinhar em água fervente e salgada. Quando os nhoques boiarem, retirar da água, escorrer, colocar em uma travessa e temperar com o molho de tomate simples, polvilhar com queijo parmesão ralado.
NHOQUE RECHEADO






Ingredientes:

1 kg de batata (casca avermelhada)
100 de ricota fresca peneirada
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1 ovo
1 colher (sopa) de queijo ralado
Uma pitada de noz moscada
Uma pitada de sal

Modo de fazer:

Lavar e cozinhar as batatas em água fervente. Esperar amornar, descascar e passar pelo espremedor. Adicionar os outros ingredientes, amassar tudo muito bem. Fazer bolinhas e rechear com pedaços de mussarela de búfala, temperada com um fio de azeite e orégano, fechar bem e polvilhar farinha de trigo.

Caso não tenha mussarela de búfalo, pode utilizar a normal.

Em um refratário colocar um pouco de molho de tomate no fundo, dispor as bolinhas e cobrir com o molho. Polvilhar queijo parmesão ralado e levar ao forno para assar.

Como a massa do nhoque é mais pesada eu sugiro o molho de tomate aromatizado com manjericão que é super leve. É uma excelente combinação!

MOLHO DE TOMATE FRESCO



Ingredientes:

6 tomates maduros ( de preferência, tipo italiano, pois tem mais polpa e é menos ácido), ou uma lata de tomate pelati
2 dentes de alho
2 ramos de manjericão
Azeite e sal a gosto

Modo de fazer:

Cobrir o fundo da panela com azeite e dourar o alho em lâminas, adicionar os tomates sem pele e sem sementes, picados, deixar refogar, adicionar o sal. Quando os tomates desmancharem, desligar o fogo e acrescentar o manjericão. O tomate fresco em pedaços não deve cozinhar demais, pois se torna ácido.

3 comentários:

Líria disse...

Querida Teresa
Ultimamente, tem sido só a Mariazita a postar no Lírios. Os estudos absorvem-me muito tempo, e como estão em primeiro lugar, a Mariazita tem me feito o favor de manter o blog activo. Não sei se ela vai querer fazer isso muito tempo. Vamos ver, senão terá que fechar.
Como ela tem estado ausente, resolvi eu postar um poema da minha poeta preferida - Florbela Espanca.
Espero que vás ver e que gostes.

Gostei muito do teu espaço.

Até sempre

Beijos da Líria

Mariazita disse...

Cheguei há cerca de meia hora e já estou ao leme…

Venho, em nome da Líria, agradecer a visita ao Lírios.
Ela voltou à sua actividade normal de estudante,
que a obriga a manter-se afastada.
Na sua ausência, tentarei manter o barco em andamento.

Espero poder continuar a contar com a tua visita.
Até sempre.

Beijinhos
Mariazita

Unknown disse...

Olá Teresa,
uma receita a experimentar, não conhecia de todo, nunca tinha ouvido falar.

Desejo um bom fim de semana e deixo um beijinho,
Ana Martins