sábado, 8 de outubro de 2011

Manjar de coco com ameixa preta empregnada

Ameixa preta foto

Fonte: Cozinha Nestle- enciclopédia da nutrição
Nome Científico: (Plunus salicina).
Origem: CHINA, ÁSIA MENOR E JAPÃO





Do fruto da ameixeira, planta encontrada em todos os continentes com exceção da Antártica, é produzida o que nós brasileiros chamamos de ameixa preta, ou seca. O que para nós é obvio, devido ao tom que a fruta ganha ao ser desidratada, pode gerar confusões: a ameixa preta é, em termos botânicos, uma das centenas de variedades da ameixa fresca.


O processo de desidratar ameixas começou, provavelmente, na região do Mar Cáspio, considerada como a área de origem da ameixeira européia, uma das duas únicas espécies de ameixeiras cultivadas comercialmente. A outra espécie é a ameixeira japonesa que, na verdade, é originária da China. A fruta da espécie européia é a mais apropriada para a produção da ameixa seca.



foto


Não se sabe ao certo quando o homem começou a desidratar a fruta. Os antigos egípcios já o faziam: as ameixas eram parte das provisões enterradas junto com os mortos para garantir-lhes sustento em sua viagem ao outro mundo. Entre os antigos gregos e romanos, os poderes laxantes da ameixa seca já eram bastante conhecidos.



A produção quase comercial da ameixa desidratada começou ainda na Idade Média, no sudoeste da França, quando pequenos empreendedores lançaram a ameixa seca de Agen — a variedade Agen, que pertence à espécie européia, é, até hoje, uma das melhores para a fabricação de ameixa seca.


Até o século 19, a ameixa seca era muito utilizada nas grandes navegações, por ser uma rica fonte de nutrientes, que pode ser conservada por um longo tempo. Ela chegou à América do Norte com os pioneiros da colonização, no século 17, que também introduziram o cultivo da ameixeira européia. A espécie japonesa foi introduzida mais tarde, no século 19.

Há uma grande variedade, que apresentam diversas formas, cores e tamanhos.
Características

Várias outras frutas pertencem também à mesma família (rosáceas), tais como: - amêndoa amarela; - nêspera; - morango; - maçã; - damasco; - cereja; - pêssego; - pêra; - framboesa.


Fruto de ameixeira, família das rosáceas, a ameixa, de cor roxa-escura, vilácea, vermelha ou amarela, é carnosa e suculenta, e seu caroço é quase liso. A ameixa tem alto valor nutritivo. É rica em açúcar, sais minerais e algumas vitaminas.É um ótimo alimento, pois funciona como laxante natural.

Curiosidade

No Japão é muito usado o "umeboshi", que é a ameixa salgada em conserva. A Califórnia é a principal região produtora de ameixa. Na América do Sul, os maiores produtores são a Argentina e o Chile. 100 gramas de ameixa fresca fornecem 47 calorias.

A ameixa seca tem várias aplicações em caldas, sorvetes, pudins, musses, bolos, tortas, refrescos e licores. Além disso, combina muito bem com pratos salgados.


MANJAR DE COCO COM AMEIXA





Ingredientes da calda:


1 pacote de ameixa preta sem caroço (250 gr)
1 xícara de água
2 colheres (sopa) rasas de açúcar


Modo de fazer:

Picar a ameixa e colocar numa panela com o açúcar e a água e levar ao fogo até secar e ficar bem macia. Reservar.


Ingredientes do creme:


1 lata de leite condensado
3 vezes a mesma medida de leite de vaca
6 colheres (sopa) de amido de milho
1 pacote de coco em flocos
1 colher (sopa) de manteiga sem sal


Modo de fazer:


Misturar bem o leite condensado, o leite, o amido de milho e o coco.


Colocar numa panela e levar ao fogo mexendo sempre até engrossar.


Desligar o fogo e misturar a manteiga até derreter bem.


Untar uma forma de buraco no meio com óleo, despejar o creme e adicionar ¾ da calda de ameixa no creme afundando com um garfo.


Levar à geladeira e desenformar no dia seguinte.


Com o restante da calda mais meio copo de água, levar ao fogo para formar uma calda mais rala. Despejar essa calda sobre o doce desenformado.

3 comentários:

Patrícia disse...

Semana passada conheci seu blog, e copiei a receita de bolo de beterraba com laranja, ficou uma delícia, um gosto muito diferente ninguém adivinhou que era beterraba.Adoro receitas diferentes de fazer e claro de sentir novos sabores, parabéns!Vou sempre passar aqui.
Tenha um ótimo final de semana!

Aproveito e te convido a conhecer meu blog, será muito bem-vinda
www.caricaturasdapati.blogspot.com

Patrícia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Patrícia disse...

Obrigada por sua visitinha.
Não tinha gadget seguidores, agora tenho rs, quero te convidar a seguir meu blog.
Beijo , até a próxima
www.caricaturasdapati.blogspot.com