segunda-feira, 25 de junho de 2012

YAKISSOBA, um delicioso sabor oriental!

O blog “Sbrigati in cucina” foi convidado a participar de uma aula no espaço ViverCasa&Gourmet, para a apresentação do tempero Hondashi, da Ajinomoto, em preparações práticas de algumas receitas japonesas.

Foi uma grata surpresa degustar sabores e conhecer uma culinária muito diferente da que eu costumo postar no meu blog.

A aula foi ministrada pela chef Eliane Kina, que com sua competência, habilidade e simpatia nos fez entrar em um mundo de sabores inusitados.





Apresento aqui uma das receitas que me surpreenderam pela praticidade e sabor.

Yakisoba (em japonês: 焼きそば), também grafado yakissoba, é um prato de origem chinesa, muito popular também na culinária japonesa, que significa literalmente macarrão de sobá frito.

O prato, conhecido internacionalmente, é composto por legumes e verduras que podem ou não ser fritos juntamente com o macarrão e aos quais se agrega algum tipo de carne.

Comumente, o yakisoba Chines é feito com macarrão do tipo lámen e é assim que é consumido em diversos lugares, desde restaurantes, passando por fast-foods a feiras populares, no Japão ou fora dele. É prato indispensável nas festas tradicionais japonesas (Matsuris).

O yakissoba chinês se mostra menos leve e mais gorduroso que o japonês, mas o conceito técnico do preparo nada difere com relação ao chinês. O que difere são alguns ingredientes mais pesados ou mais leves.

O yakisoba tradicional é geralmente preparado grelhando numa chapa com repolho, cenoura, cebola e outras verduras mais carne frango finamente fatiada, e temperada com o molho à base de shoyu e óleo de gergelim (similar ao molho de okonomiyaki). Depois de acrescentar o macarrão, tudo é bem misturado até que o macarrão frite um pouco.

Finalmente o yakisoba é posto em pratos individuais numa porção que costuma ser suficiente para uma refeição completa.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.



Hondashi (em japonês "a base verdadeira do tempero") é uma marca registrada da empresa Ajinomoto. Trata-se de um tempero a base do peixe Bonito, muito utilizado em sopas, molhos, legumes entre outros tipos de pratos salgados. É um tempero equivalente ao caldo de galinha consumido no Brasil, mas a base é de peixe. O Hondashi é muito utilizado no Japão e há alguns anos está sendo comercializado no Brasil, desidratado.

HONDASHI proporciona um delicioso “Toque Oriental” aos pratos, surpreendendo com um sabor único e delicioso.

PRÁTICO YAKISSOBA HONDASHI





Ingredientes:

1 colher (sopa) de óleo

1 peito de frango, sem pele e sem osso, cortado em cubos ou tiras pequenas

3 buquês de couve flor divididos em ramos menores

3 buquês de brócolis divididos em ramos menores

1 cenoura média cortada em palitos finos

1 pimentão pequeno vermelho ou amarelo cortado em cubos pequenos

6 folhas de acelga, em quadrados grandes

5 colheres (sopa) de shoyu

1 sachê de tempero hondashi

1 xícara (chá) de água (200 ml)

1 e meia colher (sopa) de amido de milho

500 gr de macarrão instantâneo, tipo espaguete, cozido ao dente

Modo de fazer:

Em uma panela grande (de preferência wok) colocar o óleo e levar ao fogo alto para aquecer. Juntar o frango e fritar por cerca de 4 minutos ou até dourar de todos os lados.

Acrescentar a couve flor, o brócolis e refogar por 2 minutos.

Adicionar a cenoura e o pimentão, juntar o shoyu, o hondashi e 2 colheres de água, cozinhar em fogo médio, com a panela destampada, por cerca de 5 minutos.

Colocar a acelga, deixar mais um minuto e por fim juntar o amido de milho dissolvido no restante da água e cozinhar por mais 3 minutos ou até incorporar bem. Regar com óleo de gergelim torrado.



Retirar do fogo.

Colocar o macarrão cozido nos pratos individuais e regar com o refogado. Servir em seguida bem quente.



Nenhum comentário: