Está em evidência pelo alto poder benéfico de sua fibra solúvel. Estudos indicam que o consumo diário de aveia em diferentes quantidades está associado ao controle da glicemia (açúcar no sangue), manutenção e diminuição do colesterol sanguíneo, controle da pressão arterial e regulador do transito intestinal.
A fibra solúvel presente na aveia é a chamada de Beta-Glucana que se liga à água e se transforma em um gel capaz de eliminar as gorduras das artérias e impedir que elas sejam absorvidas pelo intestino. O cereal reduz as taxas de LDL (colesterol ruim) e previne o câncer de intestino. O tipo de aveia que possui maior quantidade de Beta-Glucanas é o farelo de aveia, seguido dos flocos e da farinha de aveia.
Outros alimentos também possuem Beta-Glucanas, como a soja cozida, feijão branco cozido, grão de bico cozido, brócolis, farinha de milho, manga e trigo para kibe.
O consumo recomendado de fibras totais (entre solúveis e insolúveis) é de 20 a 30 g por dia. Uma colher de sopa cheia tem em média 20 g.
Os maiores produtores de aveia são: Rússia, Canadá, Estados Unidos, Austrália, Finlândia, Alemanha, Polônia e Suécia.
Registros mais antigos mostram que a utilização da aveia pelo homem data de 100 a.C e foram encontrados na Europa Central. Sua origem é da Ásia Menor e Norte da África, mas evoluiu como cultura no Norte e Oeste da Europa. Pertence ao Gênero Avena da família da Gramineae.
Sugestão de consumo:
Adicionar aveia na vitamina de frutas, na banana in natura, no iogurte batido com leite e frutas ou utilizar em algumas receitas substituindo outros ingredientes.
POLPETONE COM AVEIA
Ingredientes:
1 kg de patinho moído
2 ovos
2 colheres de sopa bem cheias de queijo tipo parmesão ralado
4 colheres de sopa de aveia flocos finos ou farelo de aveia
1 colher de sopa de cheiro verde picado (salsa e cebolinha)
1 dente de alho picado
1 colher de sopa de orégano
Sal a gosto
Molho de tomate
Modo de fazer:
Misturar muito bem, em uma tigela grande, a carne, os ovos, o sal, a aveia, o alho, o cheiro verde, o orégano e o queijo ralado. Fazer um bolo comprido, colocar em um refratário untado com azeite, regar com azeite por cima e levar ao forno até dourar.
Variação:
Pegar pequenas porções de massa, fazer bolas e achatar um pouco, empanar com aveia e colocar em um refratário untado e regar com azeite. Levar ao forno até dourarem.
Quando tudo estiver dourado adicionar molho de tomate simples. Polvilhar com queijo tipo parmesão ralado e levar ao forno novamente, por alguns minutos, o suficiente para que o molho dê sabor à carne.
Servir o Polpetone com macarrão tipo Penne, Tagiatelle ou Pappardelle.
Fazer o molho a mais e utilizar metade no Polpetone e a outra metade para temperar o macarrão.
PAPPARDELLE COM POLPETONE
Ingredientes:
500 g de Pappardelle, Penne ou Tagliatelle
Sal a gosto
Molho de tomate simples
Polpetone
Modo de fazer:
Cozinhar o macarrão com bastante água, quando começar a ferver adicionar o sal e o macarrão, mexer bem, deixar cozinhar mexendo algumas vezes e quando estiver ao dente, escorrer e temperar com o molho de tomate. Servir com o polpetone e bastante queijo tipo parmesão ralado.
BOLO COM AVEIA E MAÇÂ
Foto
Ingredientes:
200 g de manteiga ou margarina
4 ovos inteiros
1 xícara de açúcar mascavo
1 xícara de aveia flocos finos
1 ½ xícara de farinha de trigo
3 maçãs grandes picadas
1 colher de sopa de canela em pó
1 colher de sopa de fermento em pó
1 pitada de sal
½ xícara de uvas passas pretas (opcional)
Modo de fazer:
Misturar a manteiga com o açúcar até formar um creme, acrescentar os ovos, mexer bem, juntar as maçãs e a aveia, colocar aos poucos a farinha de trigo, o sal, mexer levemente, por último, adicionar a canela, a uva passa e o fermento.
Colocar em uma forma de buraco no meio untada e enfarinhada, levar ao forno pré-aquecido a 180°, deixar aproximadamente 45 minutos, ou até enfiando um palito, o mesmo deverá sair seco. Esperar esfriar, desenformar e polvilhar com açúcar de confeiteiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário