segunda-feira, 28 de abril de 2008

Berinjela, um vegetal muito versátil

A berinjela é o fruto da planta Solanum Melongena. É originária da Índia onde começou a ser cultivada há cerca de 4.000 anos. Também cultivada há muito tempo na China, Oriente Médio e África. Chegou à Europa no século XIII através dos árabes pela península Ibérica, época em que os mouros dominavam as rotas do mediterrâneo, razão pela qual a cozinha siciliana é rica neste ingrediente.


foto

Conhecida como Berinjela, Brinjal, Berenjena, Eggplant, Aubergine, Melenzane e tantos outros nomes, é de fácil cultivo nas regiões tropicais, sensível ao frio, a geadas e ao excesso de chuva durante a floração.

A berinjela é rica em proteínas, vitaminas (A, B1, B2, B5, C), minerais tais como: Cálcio, Ferro, Fósforo, Potássio, Magnésio e Alcalóides, que atuam diminuindo a pressão sanguínea e agindo também no controle do colesterol.

É um fruto carnudo que apresenta duas formas: alongada e arredondada. Sua casca é arroxeada, tem uma polpa branca, dentro da qual se encontram algumas sementes suaves. Existem mais de 30 variedades que se diferenciam pelas suas cores. A mais conhecida é a berinjela de casca roxa e formato alongado, mas também existem as de coloração branca, creme e rajada.


foto

A berinjela é encontrada no mercado durante todo o ano devido a seu cultivo em estufas. Em geral, as mais saborosas são as mais moles, pois estão com poucas sementes e com a casca lisa e brilhante. A cor que varia segundo o tipo deve ser sempre uniforme, sem manchas ou rugas.

É recomendável consumir as berinjelas com casca, onde se encontra boa parte dos nutrientes. São usadas no preparo de pratos como: cuscuz, antepastos, suflês, tortas, pães, saladas, risotos e massas. Podem ser cozidas, assadas e grelhadas.

São inúmeros os povos que elaboraram receitas deliciosas com berinjela. Os Árabes desenvolveram receitas preciosas como o babaganuch, uma pasta de berinjela com molho tahine, azeite, limão e alho. Na região da Provance, na frança, é ingrediente típico da ratatouille. Os gregos contemporâneos acrescentaram berinjela à receita de moussaka, vegetais em camadas, levadas ao forno com carne de carneiro e molho de queijo. Os italianos fizeram combinações fantásticas da berinjela com pimentões, tomates, azeitonas, alcaparras, queijos, orégano e manjericão criando pratos espetaculares!

Para retirar o gosto amargo que a caracteriza, no caso, a berinjela de casca roxa, pois nas outras o amargo é mais suave, cortar e deixar de molho em água e vinagre por aproximadamente 15 minutos. Escorrer e secar com papel absorvente.


QUE TAL PREPARAR ALGUMAS RECEITAS FÁCEIS E GOSTOSAS COM BERINJELA?


CUSCUZ DE BERINJELA


Ingredientes:

2 berinjelas médias cortadas em cubos ( eu utilizo a de casca roxo clara, conhecida como japonesa, ou a rajada, porque não é necessário deixar de molho)
1 cebola pequena picada
2 alhos amassados
1 colher de sopa de orégano
1 pimentão vermelho picado
1 pimenta dedo de moça ou calabresa
½ xícara de chá de cheiro verde picado (salsinha e cebolinha)
½ xícara de chá de azeitonas picadas, pretas ou verdes
1 lata de ervilha
1 caixa de purê de tomate
500 ml de água
3 xícaras de chá de farinha de milho em flocos
1 ovo cozido
Azeite e sal a gosto

Modo de fazer:

Cobrir o fundo de uma panela com azeite e dourar o alho e a cebola, adicionar a berinjela, deixar cozinhar até murchar e logo em seguida juntar o sal, orégano, a pimenta e a polpa de tomate, acrescentar a água e deixar cozinhar. Quando metade da água tiver evaporado, adicionar o pimentão picado, a azeitona, ¾ da ervila e o cheiro verde, deixar apurar mais um pouco e acrescentar a farinha de milho mexendo sem parar até que tudo esteja bem integrado. Quando aparecer o fundo da panela o cuscuz estará pronto. Despejar a massa numa forma de buraco no meio untada com azeite e enfeitada nas laterais com o restante da ervilha, as fatias do ovo cozido e algumas rodelas de tomate. Ao final colocar uma folha de papel absorvente sobre tudo e pressionar com as mãos para não ficar nenhum buraco no cuscuz e levar à geladeira. Quando estiver frio, desenformar num prato e enfeitar com alface e rodelas de tomate.

Esta receita pode ser preparada com abobrinha substituindo a berinjela que também fica muito boa.

Servir com salada verde ou de tomate.


SALADA DE BERINJELA



Ingredientes:

2 berinjelas médias cortadas em meias rodelas
1 pimentão vermelho cortado em tirinhas
1 cebola grande ou 2 médias cortadas em meias rodelas bem finas
2 alhos bem picados
1 colher de sopa de orégano
1 xícara de chá de uvas passas brancas e pretas
1 xícara de vinho branco
Sal e azeite a gosto

Modo de fazer:

Misturar todos os ingredientes e regar com bastante azeite, colocar numa forma grande, cobrir com papel alumínio e levar ao forno, mexer de vez em quando, no final retirar o papel e deixar secar. Colocar numa travessa e levar à geladeira.
Fazer de véspera para curtir bem.


BERINJELA À PARMEGIANA





Ingredientes:

2 berinjelas médias
250 g de mussarela picada ou ralada
2 colheres de sopa de queijo tipo parmesão ralado
Mistura pronta para empanar à milanesa da Yoki
6 tomates maduros sem pele e sem sementes
2 dentes de alho picados
1 colher de sopa de orégano
Sal e azeite a gosto

Modo de fazer:

Cortar as berinjelas em fatias não muito finas no sentido do comprimento. Empanar as fatias com a mistura pronta, colocar numa assadeira untada com azeite. Regar as fatias com azeite e levar ao forno até dourarem.

Enquanto isso, fazer o molho de tomate da seguinte forma:

Dourar o alho em azeite e logo após adicionar os tomates picados, o sal e o orégano, deixar dar uma rápida refogada.

Montagem:

Numa travessa refratária fazer camadas alternadas de berinjela, molho, mussarela e queijo parmesão, levar ao forno quente para assar até derreter a mussarela.

Os italianos são mestres na elaboração de pratos com berinjela. A minha prima Pina D’Amante que mora em Scalea, cidade litorânea ao Norte da Calábria, prepara receitas fáceis e muito saborosas! Vale a pena conferir!


PASTA ALLE MELENZANE


Ingredientes:

500 g de macarrão tipo parafuso ou penne
2 berinjelas médias cortadas em cubos
2 dentes de alho picado
1 pimenta dedo de moça ou calabresa
5 tomates maduros sem pele e sem sementes picados
1 ramo de manjericão
Sal e azeite a gosto
Mussarela para ralar a gosto

Modo de fazer:

Colocar o azeite numa panela e dourar um alho, acrescentar a berinjela e deixar refogar até murchar.
Em outra panela, dourar o outro alho e juntar o tomate e o sal, deixar refogar e no final adicionar a berinjela já cozida e o manjericão, deixar pegar o gosto e juntar o macarrão que foi previamente cozido ao dente e escorrido, misturar bem, colocar numa travessa e polvilhar com bastante mussarela ralada.

Se tiver a panela Wok, a preparação ficará mais prática!


SALADA DE BERINJELA GRELHADA



Ingredientes:

2 berinjelas médias cortadas em rodelas não muito finas
1 cebola pequena cortada em meias rodelas
2 alhos cortados em lâminas finas
1 colher de sopa de orégano
1 colher de sopa de vinagre balsâmico ou de vinho branco
Sal e azeite a gosto

Modo de fazer:

Grelhar as rodelas de berinjela.

Enquanto isso, preparar o molho com a cebola, o alho, o orégano, o vinagre, o sal e o azeite, misturar tudo muito bem.

Em uma travessa fazer camadas alternadas de berinjelas e molho. Levar à geladeira para esfriar e curtir um pouco antes de servir.

A minha outra prima, Franca D’Amante que mora na mesma cidade, grelha as fatias de berinjela e tempera com pesto de manjericão, fica sensacional!


SALADA DE BERINJELA COM PESTO DE MANJERICÃO


Ingredientes:

2 berinjelas médias
1 maço de manjericão
1 dente de alho
Sal e azeite a gosto

Modo de fazer:

Colocar os ingredientes num processador e moer ou amassar tudo num pilão. Numa travessa dispor as fatias de berinjela e jogar por cima o molho. Se gostar pode-se adicionar pimenta calabresa ou dedo de moça e um pouco de vinagre.

pesto de manjericão

3 comentários:

Mariazita disse...

Querida Teresa
Não sei porquê...a beringela nunca me atraiu.
Mas depois de ler todas as propriedades que você descreve. fiquei com vontade de experimentar.
Esta salada com beringela grelhada não me parece nada má...para começar!
Beijinhos cá de longe...Portugal.
Mariazita

In Cucina disse...

Que bom Mariazita! Experimente comer berinjela e não vai se arrepender!É muito saborosa e combina com muita coisa.
Beijos brasileiros, Teresa

In Cucina disse...
Este comentário foi removido pelo autor.