segunda-feira, 5 de maio de 2008

Abobrinha e berinjela, uma dupla que dá certo!




Conhecendo já as histórias e as propriedades desses dois vegetais, que tal preparar pratos deliciosos e interessantes com essa dupla?

LASANHA DE ABOBRINHA E BERINJELA




Nesta receita a massa é substituída pelos vegetais, ficando muito saborosa e light!

Ingredientes:

2 abobrinhas
2 berinjelas (japonesa ou a rajada)
Mistura para milanesa Yoki para empanar
200 g de mussarela fatiada
200 g de peito de peru fatiado
2 colheres de sopa de queijo tipo parmesão ralado
Molho de tomate

Modo de fazer:

Cortar as berinjelas e as abobrinhas em fatias no sentido do comprimento (0,5 cm de espessura) e empanar com a mistura, caso não tenha essa milanesa, misturar farinha de rosca com uma pitada de sal, orégano, alho desidratado e um pouco de queijo tipo parmesão ralado. Levar ao forno quente e deixar dourar um pouco. Enquanto isso preparar o molho de tomate.

Ingredientes:

6 tomates maduros sem pele e sem sementes, picados.
2 dentes de alho picados.
Manjericão fresco ou orégano
Azeite e sal a gosto

Modo de fazer:

Dourar o alho em azeite, adicionar o tomate picado, deixar fritar um pouco, adicionar o sal e o orégano ou o manjericão, deixar pegar o gosto e desligar o fogo.

Montagem:

Em um refratário fazer camadas com berinjela, mussarela, peito de peru, molho de tomate, outra camada de abobrinha, repetir a camada de mussarela, peito de peru, molho e terminar polvilhando queijo ralado por cima de tudo. Levar ao forno, por aproximadamente 20 minutos.

A minha prima Dirce Silvestri prepara uma massa com berinjela e abobrinha muito gostosa e leve. Vamos experimentar?

MACARRÃO COM BERINJELA E ABOBRINHA


Ingredientes:

-2 berinjelas médias
-2 abobrinhas italianas
-10 azeitonas pretas
-2 tomates
-1 cebola
-3 dentes de alho
- pimenta do reino
- pimenta calabresa em flocos
- sal a gosto
- azeite
- 500 g de macarrão tipo Penne ou Tagliatelle de grano duro.

Modo de fazer:

Picar a cebola e os dentes de alho e dividir em três porções; reservar.
Cortar as berinjelas em cubinhos, colocando-os num recipiente com água e sal (se utilizar a berinjela japonesa ou a rajada não é necessário deixar de molho) Reservar.
Cortar as abobrinhas em cubinhos. Reservar.
Descascar os tomates e retirar as sementes, cortando-as em cubinhos. Reservar.
Descaroçar as azeitonas, cortando-as em pedacinhos. Reservar.

Escoar a água das berinjelas, espremendo-as levemente para retirar o excesso de água. Em seguida colocar sobre um pano de cozinha limpo e absorvente, enxugando-as da melhor maneira possível, deixando-as sequinhas.

Numa frigideira antiaderente, colocar o azeite e quando este estiver bem quente, juntar um terço da porção de alho+cebola, deixar fritar até dourar e em seguida despejar a berinjela e mexer sempre até o ponto de cozimento. Tirar da frigideira e reservar.

Na mesma frigideira, fazer o mesmo com a abobrinha, fritar com um terço da porção de alho+cebola e o sal a gosto. Reservar

Da mesma maneira proceder com o tomate, isto é, fritar com o resto do alho+cebola e o sal a gosto.

Nesta altura, juntar na mesma frigideira a berinjela, a abobrinha, o tomate e a azeitona, mexer para misturar bem os ingredientes, ocasião em que se deve pulverizar um pouco de pimenta do reino e pimenta calabresa seca em flocos.

Numa panela colocar para ferver água suficiente e necessária para cozinhar o pacote de macarrão de 500 g, juntar sal e deixar ferver até o ponto de “al dente”.

Escorrer o macarrão e colocá-lo na mesma panela onde está o molho com a berinjela e a abobrinha. Mexer bem para integrar todos os sabores servir e bom apetite!

Se tiver a panela Wok, a preparação ficará mais prática, além de poder servir nela.


Outra sugestão:

TAGLIATELLE AI ZUCHINI E MELENZANE





Ingredientes:

1 berinjela japonesa ou rajada grande ou 2 pequenas
1 abobrinha grande ou 2 pequenas
2 dentes de alho
1 pimenta dedo de moça
4 tomates maduros ou 1 lata de tomate pelati.
1 colher de sopa de orégano
Azeite e sal a gosto
500 g de Tagliatelle ou Penne de grano duro.

Modo de fazer:

Cortar a berinjela e a abobrinha em fatias no sentido do comprimento (aproximadamente, 0,5 cm de espessura) e grelhar. Para isso utilizar uma grelha ou uma frigideira antiaderente bem quente. Reservar

Em uma frigideira ou na panela Wok, dourar o alho picado, acrescentar a pimenta picada e os tomates sem pele e sem sementes cortados a julienne (tirinhas), adicionar o sal e o orégano, deixar refogar um pouco. Enquanto isso, cortar as fatias dos vegetais já grelhados em tiras, no sentido da largura e jogar na panela com o molho, misturar bem e acrescentar o macarrão que foi previamente cozido ao dente e escorrido. Deixar tomar gosto, Servir logo em seguida.

A massa com berinjela e abobrinha não costuma ser servida com queijo parmesão ralado, pois o queijo mascara o sabor dos vegetais, mas como na culinária, tudo é uma questão de gosto, a utilização fica a critério de cada um!

A massa com berinjela e abobrinha não costuma ser servida com queijo parmesão ralado, pois o queijo mascara o sabor dos vegetais, mas como na culinária, tudo é uma questão de gosto, a utilização fica a critério de cada um!

Sempre que vamos à casa de praia da minha amiga Christine Carvalho, ela nos oferece, como aperitivo, uma deliciosa salada de abobrinha com berinjela que a gente acaba devorando de tão boa! Aí vai ela:


SALADA DE ABOBRINHA E BERINJELA

Ingredientes:

2 berinjelas japonesas ou rajadas
2 abobrinhas
1 pimentão vermelho
1 pimentão verde
2 cebolas médias
10 azeitonas verdes
½ copo de óleo
½ copo de azeite
1 copo de vinagre
1 copo de água
1 colher de sopa de orégano
½ xícara de chá de salsinha
Sal e pimenta a gosto

Modo de fazer:

Colocar numa vasilha grande as abobrinhas, berinjelas e os pimentões cortados em tirinhas, adicionar as cebolas em meias rodelas, as azeitonas picadas, a salsinha picada e os outros temperos, misturar tudo muito bem e colocar tudo numa forma tampada com papel alumínio e levar ao forno por aproximadamente 40 minutos. Após esse tempo, retirar o alumínio, mexer bem e deixar secar. Retirar da forma e colocar em um recipiente e levar à geladeira para gelar e curtir.

Nenhum comentário: