terça-feira, 10 de junho de 2008

ARAUCÁRIA ANGUSTIFOLIA: A ÁRVORE DO PINHÃO



Quando o Outono está terminando e o inverno chegando, significa que já é tempo das festas juninas e os mercados e feiras começam a vender os pinhões.

Quem vai à Campos do Jordão pode ver na beira da estrada, vendedores de pinhões que apanham do chão, em grande quantidade, caídos das Araucárias.

A Araucária é uma árvore alta, elegante com copa em formato de cálice, conhecida como, o pinheiro do Paraná.

No passado antes que as lavouras tomassem conta dos campos do sul do Brasil, a presença da Araucária era tão comum que os índios chamavam de “Curitiba” (que quer dizer “imensidão de pinheiros”) toda a extensa região, onde estas árvores predominavam. Agora dá para entender o nome da capital do Paraná não é mesmo?

A Araucária está presente no planeta desde a última glaciação, que começou há mais de um milhão e quinhentos mil anos. Esta planta já ocupou uma vasta área equivalente a duzentos mil quilômetros quadrados predominando no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e com manchas no sul de Minas gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.

Campos do Jordão é um município do estado de São Paulo, localizado na Serra da Mantiqueira, a uma altitude de 1 628 m, sendo o mais alto município brasileiro (altitude da sede, onde está localizada a prefeitura).

Essa cidade, é o último local, onde as Araucárias aparecem de forma natural, na Latitude de 22° 44’ 22” S.

A Araucária é uma espécie resistente, pertence à família da Araucariáceas e originária do Sul do Brasil. Só pode existir junto às terras altas dos planaltos e das serras em climas com temperaturas moderadas durante o ano. Suas características são: um tronco longo, podendo atingir mais de 50 metros de altura e seu fruto, a pinha, contém de 10 a 150 sementes, os famosos pinhões, que são muito nutritivos, servindo de alimento a aves, animais e ao homem.



O esquilo se alimenta dos pinhões e carrega a semente, plantando-a com a intenção de ter uma reserva de alimento e sem querer acaba ajudando na reprodução da árvore.

O homem com sua exploração indiscriminada da Araucária colocou-a na lista oficial das espécies da flora brasileira ameaçada de extinção. Dos 20 milhões de hectares originalmente cobertos pela floresta de Araucária, restam atualmente, cerca de 2% dessa área.

A Araucária é um gênero de árvores Coníferas (pinheiro) na família Araucariáceas. Existem cerca de 19 espécies no gênero, com distribuições altamente separadas na Nova Caledônia (onde treze espécies são endêmicas), Ilha Norfolk, Sudeste da Austrália, Nova Guiné, Argentina, Chile, Sul e Sudeste do Brasil (no Brasil, a espécie é a Angustifólia)

A polpa do pinhão é formada basicamente de 57% de amido, sendo muito rica em vitaminas do complexo B, Cálcio, Fósforo e proteínas.



A época do pinhão brasileiro costuma ser de Abril até início de Agosto.

VOCÊ É DAQUELES QUE SÓ SABE COMER PINHÃO COZIDO? POIS EXPERIMENTE ESTAS RECEITAS FÁCEIS E INTERESSANTES COM O PINHÃO!


DICAS PARA COZINHAR CORRETAMENTE O PINHÃO

Cozinhar os pinhões na panela de pressão em bastante água, por no mínimo uma hora ou até que a casca se abra na ponta. Quando isso acontecer significa que o pinhão já estará pronto, é só espremer a parte mais gordinha e o pinhão sairá da casca facilmente.


Espaguete ao alho e óleo e pinhão





Ingredientes:

500 g de espaguete de grano duro
4 dentes de alho cortados em lâminas
250 g de pinhão cozido
½ xícara de salsinha picada
1 pimenta dedo de moça (opcional)
Azeite e sal a gosto

Modo de fazer:


Cozinhar a massa em bastante água com sal até o ponto de “al dente”
Enquanto isso, cobrir o fundo de uma panela com azeite e dourar o alho, adicionar o pinhão já cozido picado em rodelas, deixar cozinhar mais um pouco, acrescentar a pimenta e no final quando a massa estiver cozida, jogar dentro do molho, mexer bem deixando pegar o gosto. Colocar a salsinha e uma concha da água onde cozinhou a massa.

Se tiver a panela Wok, a preparação ficará mais fácil.


RISOTO DE PINHÃO

Ingredientes:

200 g de arroz arbório
500 ml de caldo de legumes
1 xícara de vinho branco
100 g de pinhão cozido e cortado em lâminas
1 xícara de creme de leite fresco
100 g de manteiga
100 g de queijo tipo parmesão ralado

Modo de fazer:

Numa panela refogar a cebola na manteiga e flambar com o vinho. Acrescentar o arroz e deixar fritar um pouco, fazendo movimentos circulares. Adicionar o caldo de legumes até o arroz ficar ao dente. Juntar o pinhão cozido e laminado, o creme de leite e por cima o queijo ralado. Servir em seguida.


PAÇOCA DE PINHÃO

Ana Maria da Silva de Campos do Jordão me ensinou a fazer essa receita deliciosa com pinhão. Vale a pena conferir

Ingredientes

1 kg de cochão duro ou fraldinha (tem que ser uma carne que depois de cozida, desfia)
1 kg de pinhão cozido
2 cebolas picadas
800 g de farinha de milho flocada

Modo de fazer:

Fazer uma carne de panela bem temperada e cozida. Depois de pronta, desfiar.
Socar num pilão a carne desfiada com as cebolas e o pinhão. Adicionar aos poucos a farinha de milho, sem parar de socar até que tudo esteja bem misturado. Corrigir o sal.

Essa receita pode ser preparada com carne seca

Ingredientes:

500 g de carne seca
500 g de pinhão cozido
300 g de farinha de milho flocada
1 cebola picada

Modo de fazer:

Deixar a carne seca de molho em água, na geladeira para dessalgar (trocar a água de 3 a 4 vezes). Cozinhar em panela de pressão, desfiar e refogar com azeite, alho e cebola e outros temperos que preferir.
Socar a carne seca refogada num pilão com os pinhões, a cebola e aos poucos adicionar a farinha de milho. Socar muito bem até que tudo esteja bem misturado.

BOLO DE PINHÃO


foto


Ingredientes:

4 gemas
4 claras em neve
1 lata de leite condensado
1 pitada de sal
1 xícara (chá) de manteiga
1 xícara (chá) de pinhão cozido e moído
1 xícara de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó

Calda:

200 g de açúcar
1 vidro de leite de coco
1 xícara de pinhão cozido e triturado

Modo de fazer:

Bater a manteiga até formar um creme. Adicionar as gemas, uma a uma, o leite condensado aos poucos, o sal e o pinhão moído. Mexer bem, juntar a farinha de trigo, o fermento e por último as claras em neve misturando delicadamente.
Despejar as massa em uma forma untada e enfarinhada e levar ao forno a 180°C por 30 minutos. Fazer o teste do palito.

Calda:

Misturar o açúcar ao leite de coco e levar ao fogo. Deixar ferver e juntar o pinhão cozido e triturado (tem de ficar em ponto de fio, escorrendo pela colher). Jogar sobre o bolo ainda quente.

BOLO RÁPIDO DE PINHÃO



foto

Ingredientes:

1 xícara (chá) de pinhão cozido e triturado
2 xícaras (chá) de açúcar
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
½ xícara (chá) de óleo
1 xícara (chá) de leite
4 ovos inteiros
1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de fazer:

Bater numa batedeira, em velocidade alta, todos os ingredientes. Colocar em uma forma untada e enfarinhada e levar ao forno a 180°C por 30 minutos. Fazer o teste do palito.

Se quiser, pode usar a calda da receita anterior que fica muito bom!

2 comentários:

Anônimo disse...

gostei muito de ver receitas com pinhao.

Vanessa Maciel disse...

Adorei ver as receitas com pinhão e tb o fato de que vc tenha escrito um pouco sobre a origem e história do pinhão. Eu amo pinhão e sinto muita falta de comer pinhão pois já moro na Europa há mto tempo e aqui não se encontra.. Um grande abraco e sucesso com o blog!

Vanessa Maciel