domingo, 22 de março de 2009

POLVO, TENTÁCULOS DELICIOSOS!



O Polvo é um molusco marinho, primo da lula, da classe Cepfalopoda e da ordem Ortocpoda, que significa “oito pés”, a sua característica principal é uma coroa de oito tentáculos com fortes ventosas dispostos à volta da boca. Como o resto dos cefalópodes, o polvo tem um corpo mole mas não tem esqueleto interno nem externo, mas a lula tem uma "concha" interna que é aquela pena que parece um plástico quando abrimos seu manto. Serve para sustentação, por isso que há lulas de tamanhos gigantes.



O polvo é encontrado nas águas tropicais e temperadas, normalmente no Oceano Atlântico Oriental e no Mar Mediterrâneo.

Sua carne é toda comestível e tradicionalmente é considerado uma iguaria preciosa entre os povos do Mediterrâneo, do Oriente e outras partes do mundo. Com baixo teor de gordura, sua carne é rica em sais minerais, vitaminas do complexo B, ácidos graxos ômega 3, que reduzem o nível de triglicérides, e ômega 6, que auxiliam na redução do colesterol total.

Nesta época o polvo anda mais em conta, então veja estas sugestões gostosas e de fácil preparo.

POLVO AO VINAGRETE



Ingredientes
:

1 kg de polvo limpo
1 folha de louro
1 cebola cortada em meias rodelas finas
1 alho fatiado fininho
1 pimenta dedo de moça sem sementes bem picada
1 tomate sem pele e sem sementes picado
1 colher (sopa) de salsinha picada
2 colheres (sopa) de vinagre branco
½ xícara (chá) de azeite
Sal e orégano a gosto

Modo de fazer:

Lavar o polvo sob água corrente com jato de água bem forte, dando bastante atenção às ventosas, onde a areia pode ficar escondida. Apertar cada ventosa sob a água, deixando-a escorrer para limpar.

Colocar o polvo em uma panela de pressão com a folha de louro (sem água), levar para cozinhar. Quando a panela começar a apitar, se o polvo for fino, desligar a panela após 10 minutos de cozimento, se for grosso, desligar após 20 minutos. Esperar a panela perder a pressão, picar o polvo, colocar em uma tigela e misturar todos os ingredientes. Levar à geladeira e servir gelado.

PULPO A LA GALLEGA

Receita tradicional da gastronomia da Galícia, região do Norte da Espanha. É um prato festivo servido nas grandes ocasiões.

Tornou-se conhecido e apreciado em toda a Espanha e também na Argentina, país onde se encontram muitos descendentes de imigrantes gallegos, principalmente na cidade de Buenos Aires e na região da grande Buenos Aires e de Santa Fé onde tradicionalmente é consumido durante a semana santa.

Ingredientes:

2 kg de polvo limpo
1 de batatas cortadas em rodelas grossas
4 dentes de alho
4 folhas de louro
1 colher (sopa) de páprica picante
1 colher (sopa) de páprica doce
1 xícara (chá) de azeite
Sal grosso

Modo de fazer:

Lavar o polvo sob água corrente com jato de água bem forte, dando bastante atenção às ventosas, onde a areia pode ficar escondida. Apertar cada ventosa sob a água, deixando-a escorrer para limpar.

Colocar o polvo em uma panela de pressão com as folhas de louro e 2 dentes de alho inteiros (sem água), levar para cozinhar. Quando a panela começar a apitar, se o polvo for fino, desligar a panela após 10 minutos de cozimento, se for grosso, desligar após 20 minutos. Esperar a panela perder a pressão, retirar o polvo e picar em tamanhos médios.

Acrescentar mais água no líquido que ficou do cozimento do polvo, juntar sal e cozinhar as batatas até ficarem macias e firmes.

Em uma tigela colocar o polvo picado e temperar com o alho, o azeite, o sal grosso, a páprica doce e a picante, mexer tudo muito bem e deixar marinando por cerca de uma hora. Após esse tempo servir com as batatas cozidas regadas com azeite.

ARROZ COM POLVO



foto

Ingredientes:

1 kg de polvo cozido
2 xícaras de arroz parboilizado
2 xícaras (chá) de água ou de caldo de peixe
2 cebolas cortadas em meias rodelas bem finas
2 dentes de alho cortado em lâminas finas
1 pimentão vermelho picado
1 colher (sopa) de salsinha picada
2 tomates sem pele e sem sementes picados
Azeite sal a gosto
Modo de fazer:

Lavar o polvo e colocar em uma panela de pressão (sem água), levar para cozinhar. Quando a panela começar a apitar, se o polvo for fino, desligar a panela após 10 minutos de cozimento, se for grosso, desligar após 20 minutos. Esperar a panela perder a pressão, retirar o polvo e picar em pedaços médios.

Cobrir o fundo de uma panela com azeite refogar a cebola e o alho, adicionar o pimentão e o tomate, continuar cozinhando até desmanchar os tomates, juntar a salsinha. Adicionar o arroz e mexer bem, juntar o sal, o polvo picado e a água ou o caldo. Tampar a panela e deixar cozinhar por mais 15 minutos ou até secar o caldo, não totalmente.

Para o preparo desse prato eu gosto de utilizar a panela wok, além do bom resultado, pode também ser levada à mesa.

3 comentários:

Mariazita disse...

Querida amiga Teresa
Gosto imenso de polvo, e faço bastantes vezes, porque cá em casa todos gostam.
Não sei aí no Brasil...cá não é um prato muito barato porque o polvo, já de si, não é barato, e depois de cozinhar encolhe bastante, de modo que tem que se comprar uma boa quantidade... Mas enfim, há coisas mais caras...
Gosto muito também de filetes de polvo, que são feitos com os braços mais grossos do polvo, aproveitando os mais finos, e a água de o cozer, para fazer o arroz. É uma delícia!

Um bom domingo.

Beijinhos
Mariazita

Mariazita disse...

Querida amiga
Hoje venho por dois motivos:
1º - o poema que publiquei no Lírios é de um poeta brasileiro, não português, que faz a apologia da lusofonia. Trata-se do poeta Luiz-Poeta, contemporâneo, de quem gosto imenso.
Eu já tinha publicado, dele, mas na "Casa", um poema lindíssimo, que se chama "Puxa, Deus!".
2º. - é só dizer-lhe que já saiu, ontem, mais um capítulo de Anita, e na próxima 5ª.feira sairá outro.

Boa noite, querida amiga. Vou para a caminha;ainda não é muito tarde, são 23.15H, mas dormi mal a noite passada.

Uma noite feliz.

Beijinhos
Mariazita

Unknown disse...

Querida amiga,
também sou grande apreciadora de polvo, gosto dele de qualquer maneira.

As suas receitas fazem crescer água na boca, não precisarei mais consultar livros de receitas, pode crer que prefiro vir busca-las aqui.

Beijinhos,
Ana Martins