domingo, 24 de maio de 2009

MASSA FRESCA, uma delícia para fazer e para comer!

A massa fresca é a menina dos olhos da gastronomia italiana, é encontrada em vários formatos dependendo da tradição de cada região da Itália. Massa simples ou recheada, combinada com diferentes e deliciosos molhos é um prazer absoluto!



Não tenha medo de colocar a mão na massa! Parece trabalhoso, mas não é, aliás, fazer massa fresca, em casa, é super agradável, facílimo e relaxante! E o resultado é fantástico! Você pode usá-la para preparar tagliatelle (talharim), pappardelle, lasanha ou fazer massas recheadas como ravióli, canelone, cappellete, tortelloni.


Veja como preparar a massa, passo a passo:

A massa pode ser preparada de várias formas:

1-Com água e farinha.
2-Água, farinha e ovos.
3-Com ovos e farinha.


Ingredientes da massa com ovos:



Para cada 100 g de farinha de trigo colocar um ovo.
500 g de farinha de trigo, mais um pouco para polvilhar a mesa
5 ovos grandes
2 colheres (sopa) de azeite


O azeite deixa a massa mais elástica e mais fácil de trabalhar.

Ingredientes da massa simples:

500 g de farinha de trigo
1 ovo
2 colheres (sopa) de azeite
3/4 xícara (chá) de água filtrada

A quantidade de água dependerá do tipo de tempo que está fazendo e do tipo de farinha, portanto sempre é bom colocar a água aos poucos até dar o ponto de uma massa firme.

Modo de fazer:

1-Preparando a massa - Em uma superfície que pode ser o granito da pia ou uma mesa, colocar a farinha e fazer um buraco no centro.
Quebrar os ovos nesse buraco, juntar o azeite e com um garfo, bater levemente os ovos e misturar, aos poucos, a farinha (ou colocar o ovo e a água).


2- Amassando a massa - Com a palma e o punho da mão, amassar a massa, empurrando e apertando até ficar homogênea e macia.


Se a massa grudar, polvilhar com um pouco de farinha e formar uma bola. A massa deverá ficar firme. Deixar descansar por cerca de 30 minutos.


3- Abrindo a massa - Utilizando um rolo de macarrão, abrir a mesma até a espessura desejada (1 mm para lasanha ou talharim ou papardele, 0,5 mm para massas recheadas como ravióli), sempre enfarinhando bem para não grudar.


4- Cortando a massa manualmente - Enrolar, com cuidado, a massa no rolo de macarrão e deixar secar sobre um pano de prato enfarinhado, por cerca de 10 minutos. Fazer um cilindro com a massa e com uma faca afiada, cortar fatias da espessura que desejar.




5-Cortando a massa com a máquina - Cortar pedaços de massa, enfarinhar e passar pelo cilindro começando pelo número menor e ir aumentando até chegar na espessura desejada.

Cada cilindro, dependendo da marca é diferente, mas normalmente possui um controle de espessura. Quando passar o pedaço de massa achatado pelo número mais largo do cilindro, dobrar a massa em duas ou três vezes e passar novamente, voltar a dobrar e passar de novo diminuindo o espaço do cilindro até que a massa perca a textura granulada e comece a ficar sedosa.





Toda a vez que passar a massa pelo cilindro enfarinhar para não grudar. Passar quantas vezes for necessário.


6- Em seguida passar pelo cortador de talharim ou com uma faca afiada cortar as tiras de lasanha ou de talharim ou do que desejar.

7- Depois de cortada a massa, deixar descansar sobre um pano muito limpo, polvilhada com farinha para evitar que grude.

Se tiver um varal de massa, estender a massa nele para secar.


8- Cozinhar em abundante água fervente com sal, mexendo de vez em quando com um garfo de cabo longo até atingir o ponto “AL dente”. Ponto “al dente”: Essa expressão significa o perfeito cozimento da massa que não pode ser mole e nem dura.

“Al dente” é quando a massa que já está cozida, não apresenta mais nenhum ponto branco em seu interior. Para verificar esse ponto basta retirar um pedaço de massa da panela e ao mordê-la deverá estar macia, porém oferecer uma certa resistência.

9- A massa fresca cozinha mais rápido que a seca.

10- Temperar a massa depois de escorrida com um molho de sua preferência, mas que se harmonize perfeitamente com o tipo de massa.

4 comentários:

BOTINHAS disse...

Amiguinha
O resultado do Concurso de Anedotas já foi publicado no dia 23.
Não queres ir buscar o prémio?

Abraço fraterno
Botinhas

Mariazita disse...

Querida amiga
De facto não parece difícil de fazer, a massa fresca.
E acredito que dê prazer fazê-la, principalmente a quem gosta de meter a mão na massa...
Para mim, só tem um problema. Ainda hoje fui à nutricionista que me disse um redondo NÃO a massas de qualquer tipo.
Depois de perder o peso que quero e preciso perder (engordei uns quilitos quando deixei de fumar, há oito meses) - então virei aqui buscar as receitas. Por enquanto é melhor deixá-las aqui sossegadas, para evitar tentações :)))

Beijinhos grandes de Portugal
Mariazita

Silvia disse...

olá
As suas massas estão com um aspecto delicioso mas parece mais difícil do que nos faz crer:)
Ando às voltas na net à procura de uma resposta a esta pergunta:
que farinha devo usar para fazer massa fresca? em Portugal encontramos farinha de trigo tipo 55, 65 ou a farinha de trigo integral tipo 110. Também já encontrei sêmola de trigo. No livro que tenho (Jamie Oliver) ele usa farinha tipo 00 e sêmola. Você usa que farinha? Consegue explicar-
me? Obrigada e bom apetite

Anônimo disse...

Marizita
Falo do Brasil. Aqui tem um chef francês de cozinha que fez uma reportagem com um fabricante de massa que usa a farinha de trigo 55 que é a farinha eu uso quando faço massa fresca em casa.
Marisa, do Rio de Janeiro, Brasil