segunda-feira, 8 de novembro de 2010

PÃES DOCES, quem resiste?

Apesar de já ter postado essas dicas, nunca é demais rever!

DICAS PARA A UTILIZAÇÃO DO FERMENTO BIOLÓGICO

- Não bater o fermento no liquidificador, pois o atrito destrói as leveduras.

- Por não conter conservantes e ter água em sua composição, o fermento biológico fresco é um produto sensível, que necessita cuidados, principalmente no verão.

- Conservar o fermento fresco entre 1 a 8°C, a temperatura adequada é a principal responsável pela conservação do produto.

- Não congelar o fermento biológico, pois as temperaturas abaixo de zero danificam as células da levedura e diminuem sua atividade fermentativa.

- Verificar sempre a data de validade do produto antes da utilização.

- Não misturar o fermento diretamente no sal.

- Utilizar os líquidos sempre na temperatura ambiente, ou morninho, nunca quente.

- A melhor forma para utilizar o fermento biológico fresco é dissolvê-lo com a metade da quantidade de água, em temperatura ambiente ou morna que será utilizada na receita, ou esfarelá-lo sobre a massa ou ainda com o açúcar. Depois, basta sovar até obter uma massa homogênea.


PÃO DOCE COM CANELA



Ingredientes:

500 g de farinha de trigo
30 g de fermento biológico
100 g de açúcar
100 g de manteiga
2 ovos
1 pitada de sal
1 colher (sobremesa) de canela em pó
250 ml de água, aproximadamente

Modo de fazer:

Fazer uma esponja com 2 colheres de açúcar, o fermento, 2 colheres de água e 4 colheres de farinha, esperar 20 min coberto com um pano.

Em uma vasilha grande colocar a esponja, a margarina, os ovos, a água, a canela e misturar bem, adicionar a farinha aos poucos, quando estiver mais ou menos na metade colocar o açúcar e o sal e misturar bem, continuar com a farinha até que a massa comece a soltar das mãos, passar para uma bancada enfarinhada e trabalhar a massa até que a farinha termine.

Deixar descansar até dobrar de volume, modelar à gosto, deixar descansar mais uma vez e levar para assar em forno médio (180° C) até dourar, o tempo vai depender do tamanho dos pães, quanto maior o tamanho, maior o tempo.

PÃEZINHOS DE RICOTA



Ingredientes:

150 g de ricota amassada
500 g de farinha de trigo
45 g de fermento fresco
2 colheres (sopa) de manteiga sem sal, amolecida
2 colheres (sopa)rasas de açúcar
1 colher (sopa) rasa de sal
1 xícara (chá) de leite morno
1 ovo
1 gema

Modo de fazer:

Em uma tigela grande misturar a ricota, a manteiga amolecida e o ovo.

Dissolver o fermento no açúcar e no leite morno, colocar na tigela com os outros ingredientes, juntar a farinha e o sal. Amassar tudo muito bem. Sovar a massa por cerca de 10 minutos.

Modelar os pãezinhos e colocá-los em uma assadeira, untada e enfarinhada, distantes uns dos outros. Cobrir com um pano e deixar crescer até dobrar de volume.

Antes de levar ao forno, pincelar os pãezinhos com a gema de ovo batida. Assar em forno pré-aquecido a 180°C por 40 minutos ou até que os pães estejam dourados.

PÃEZINHOS COM GOTAS DE CHOCOLATE

Ingredientes:

15 g de fermento fresco
50 g de açúcar
25 g de manteiga
250 ml de leite morno
1 gema
1 ovo
500 g de farinha de trigo
Uma pitada de sal
100 g de chocolate meio amargo ralado grosso ou granulado

Modo de fazer:

Misturar o fermento com o açúcar, juntar o leite e aos pouco, adicionar a farinha de trigo. Adicionar a manteiga, o sal e a gema e o ovo batidos. Amassar bem e por último acrescentar o chocolate.

Deixar descansar cerca de 40 minutos, até dobrar de volume. Pegar a massa e modelar os pãezinhos, fazendo bolinhas e colocando em uma forma forrada com papel manteiga.

Levar ao forno a 180/C até dourarem.

PÃEZINHOS DE COCO


Ingredientes:

1 kg de farinha de trigo
1 colher (sopa) rasa de açúcar
100 g de coco ralado
500 ml de leite
45 g de fermento fresco
4 colheres (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) rasa de sal
Azeite de oliva para untar

Modo de fazer:

Hidratar o coco ralado em um pouquinho de água.

Sobre uma superfície de trabalho, fazer um monte com a farinha de trigo peneirada. No centro do monte fazer uma cavidade e colocar dentro o sal, o açúcar, o fermento esfarelado e o leite morno. Misturar tudo com as pontas dos dedos até o fermento dissolver totalmente. Acrescentar a manteiga amolecida, sovar bem, achatar a massa e polvilhar coco ralado hidratado. Voltar a sovar bem a massa, fazer uma bola, untar com azeite, cobrir com filme plástico e deixar descansar por cerca de 30 minutos.

Após a fermentação, modelar os pãezinhos redondos, colocar em uma assadeira forrada com papel manteiga, separados uns dos outros para poderem crescer sem grudar, pincelar os pãezinhos com azeite. Cobrir a assadeira com filme plástico e deixar crescer por mais 20 minutos.

Aquecer o forno a 180°C, retirar o plástico, fazer um corte em cruz em cima de cada pãozinho e levar ao forno por aproximadamente 30 minutos ou até dourar.

PÃO DOCE DE MILHO

foto


Ingredientes:


1 lata de leite condensado
30 g de fermento fresco
500 g de farinha de trigo
250 g de farinha de milho (fubá)
4 colheres (sopa) de manteiga sem sal
1 colher (sopa) de sementes de erva doce
½ xícara (chá) de água morna
2 ovos
Uma pitada de sal

Modo de fazer:

Em uma tigela dissolver o fermento na água morna, misturar ¼ do leite condensado com um pouco de farinha de trigo até obter um creme pastoso. Cobrir a tigela com filme plástico e deixar crescer até formar bolhas.

Adicionar o restante da farinha de trigo, a farinha de milho, o restante do leite condensado, os ovos, a manteiga, o sal e as sementes de erva doce. Sovar bem e fazer dois pães, em formato de broa. Com uma faca bem afiada fazer riscos sobre a superfície dos pães, polvilhar um pouco de farinha de milho e colocar em forma untada para crescerem até dobrarem de volume.

Levar para assar por aproximadamente meia hora em forno pré aquecido a 180°C.
.

4 comentários:

Unknown disse...

Boa noite Teresa,
acho que vou comer alguma coisa, os seus atrativos pãezinhos abriram-me o apetite.

Beijinhos,
Ana Martins
Ave Sem Asas

cecilia.cascais disse...

Já me esta a crescer agua na boca de tanta coisa boa
hummmmmmmmmmm
beijocas

Danny Mou disse...

Eu nunca fiz pão doce, preciso tentar qualquer dia! Os seus estão divinos! ;o)

Estão rolando no meu Blog Bye Bye Gordura, 2 Concursos de Culinária (Mococa e Tirolez) e os prêmios são deliciosos. Deixo aqui um convite para vc participar!!!

Beijos, Danny
http://byebyegordura.com.br

Anônimo disse...

O que é esponja?