domingo, 24 de agosto de 2008

QUINDIM, UM DOCE BRASILEIRÍSSIMO


Porém, de ascendência portuguesa (os ovos) e africana (o coco).

A doçaria portuguesa é feita basicamente de ovos, açúcar e amêndoas. Ao chegar ao Brasil saiu a amêndoa, difícil de encontrar por aqui, e entrou o coco, dando origem ao tão popular e apreciadíssimo quindim.

O coco é originário da Índia. O coqueiro primeiro chegou à África e depois veio para o Brasil. Aqui se instalou na orla marítima e tornou-se um ingrediente indispensável no preparo de quitutes afro-brasileiros.


+




=




A origem dos deliciosos doces portugueses, feitos em sua maioria de gemas de ovos, está nos conventos, onde as freiras utilizavam as claras dos ovos para engomar os seus hábitos, e na tentativa de dar alguma utilidade às gemas, criaram doces fantásticos que muitos, ao chegarem ao Brasil sofreram transformações incorporando ingredientes encontrados por aqui e resultando iguarias magníficas, como o quindim.

O nome Quindim é de origem africana que significa dengo, encanto.

Experimente você também, preparar esse encanto e não tenha medo de ser feliz, pelo menos por alguns instantes!

Dicas para preparar um bom quindim:

1) Quebrar os ovos, um a um, em um recipiente, verificando se estão frescos, antes de adicioná-los à receita. Isso evitará que um ovo estragado inutilize todos os outros.

2) A forma deverá ser untada com manteiga e polvilhada com açúcar.

3) O quindim deverá ser sempre assado em banho maria e em forno preaquecido a 180°C, (utilizar água fervente na assadeira).

4) Desenformar o quindim morno, pois quente quebra e frio é muito difícil de soltar.

5) Pode-se usar coco fresco ou desidratado. Ao usar o desidratado, recomenda-se misturá-lo com uma xícara de água morna e deixar repousar durante 10 minutos antes de ser acrescentado à receita.

A massa de coco e o creme de ovos se separam quando a qualidade do doce é superior.


QUINDIM

Ingredientes:

10 gemas de ovo
2 ovos inteiros
100 g de manteiga sem sal ou margarina
200 ml de leite de coco
400 g de açúcar
100 g de coco fresco
1 colher(sopa) de essência de baunilha

Modo de fazer:

Aquecer o forno a 180°C.
Misturar todos os ingredientes muito bem e depois bater tudo na batedeira por cerca de 10 minutos. Colocar o creme em forminhas ou forma de buraco no meio untada com manteiga e polvilhada com açúcar. Levar ao forno coberto com papel alumínio e assar durante 45 minutos.
Desenformar morno.

A minha amiga Ana Maria Comodo faz um quindim fácil e muito gostoso. Vamos à receita!

QUINDIM DA ANA MARIA




Ingredientes:

6 gemas
2 ovos inteiros
2 copos (americanos) de açúcar
1 coco ralado ou 100 g de coco desidratado
1 colher (sopa) de manteiga derretida
2 colheres (sopa) de água de coco
1 colher (café) de baunilha
1 pitada de sal

Modo de fazer:

Aquecer o forno a 180°C.
Misturar os ovos inteiros com a manteiga derretida e o açúcar, mexer até obter um creme, a seguir adicionar as gemas, o coco, a água de coco, a baunilha e a pitada de sal. Mexer tudo muito bem, despejar em uma forma de pudim ou redonda untada com manteiga e polvilhada com açúcar. Levar ao forno preaquecido a 180°C, em banho Maria, por cerca de 45 minutos. Utilizar água fervente na assadeira. Desenformar morno.


QUINDIM DE LIQUIDIFICADOR





Ingredientes:

5 ovos inteiros
5 gemas de ovo
2 colheres (sopa) de manteiga sem sal
400 g de açúcar
100 g de coco fresco ralado

Modo de fazer:


Aquecer o forno a 180°C.
Colocar todos os ingredientes, menos o coco no liquidificador e bater tudo muito bem. Desligar e adicionar o coco mexendo bem. Despejar a massa em forminhas ou forma normal untada com manteiga e polvilhada com açúcar, levar ao forno em banho Maria por cerca de 45 minutos até que o quindim ficar firme e levemente dourado.
Esperar amornar e desenformar.


QUINDIM SIMPLIFICADO




Ingredientes:

6 ovos inteiros
2 xícaras (chá) de açúcar
100 g de coco desidratado

Modo de fazer:

Deixar o coco hidratando em 1 xícara de água morna por 10 minutos.
Aquecer o forno a 180°C.
Em uma tigela colocar os ovos e bater com um garfo ou batedor (fouet) até que as claras e as gemas fiquem bem misturadas. Adicionar o açúcar e mexer bem até dissolver completamente e por fim acrescentar o coco, misturar e despejar em uma forma untada e polvilhada com açúcar. Levar ao forno em banho Maria, por cerca de 45 minutos até estar firme e levemente dourado. Esperar amornar e desenformar.



O QUE FAZER COM AS CLARAS?


Que tal um delicioso e suave pudim de claras? Aquela sobremesa que de tão leve desmancha na boca!

Doce criado exatamente com as sobras das claras, assim como também, os suspiros e as diversas variações de merengues.

PUDIM DE CLARAS




Ingredientes:

Para cada clara, utilizam-se 2 colheres (sopa) de açúcar
Por ex: 10 claras – 20 colheres de açúcar
6 claras – 12 colheres de açúcar
5 claras – 10 colheres de açúcar

Modo de fazer:

Bater na batedeira as claras até o ponto neve. Adicionar aos poucos o açúcar, sem parar de bater até obter um suspiro firme. Se gostar, podem-se adicionar raspas de limão.

Transferir o suspiro para uma forma caramelada.

CARAMELO

Ingredientes:

1 copo de açúcar
½ copo de água

Modo de fazer:

Colocar o açúcar em uma panela e levar ao fogo. Deixar derreter para formar o caramelo. Não mexer no início, apenas quando começar a aparecer nas laterais o açúcar derretido, aí mexer até o final, procurando deixar o caramelo bem homogêneo. Depois de tudo bem derretido, colocar a água e manter a panela no fogo para fazer a calda.

O ponto ideal é uma calda cremosa, mas não muito grossa.
Despejar a calda na forma de pudim e caramelar todas as laterais e o fundo, deixando toda a forma bem coberta com o caramelo.

Quando a forma estiver devidamente caramelada, colocar o suspiro enchendo apenas ¾ da altura da assadeira. Cuidado para não encher até a borda.
Pegar a forma e colocar dento de outra assadeira maior já com água fervente, pois o pudim deverá assar em banho Maria em forno preaquecido a 180°C por cerca de 30 a 35 minutos. O pudim deverá ficar dourado por cima.

Retirar do forno e deixar amornar para ser desenformado com êxito, pois se ainda estiver quente, poderá quebrar e se estiver frio, poderá não soltar da forma.

O pudim de clara, quando esfria, sempre murcha um pouquinho, mas não deve ficar abaixo do nível da forma.

Colocar um prato por cima da forma e virar de uma vez. Levantar a forma delicadamente para o pudim se soltar aos poucos. Levar à geladeira para gelar.

VARIEDADES DE CALDAS QUE PODEM ACOMPANHAR O PUDIM DE CLARAS

A minha amiga Christine Carvalho, costuma servir o pudim de claras com a seguinte cobertura que fica maravilhosa!

CALDA DA CHRIS


Ingredientes:

½ ml de leite
3 gemas
3 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sobremesa) de amido de milho
Essência de baunilha

Modo de fazer:

Bater as gemas com o açúcar até ficar uma gemada clara e leve, perfumar com gotas de baunilha.
Reservar ½ xícara de leite e levar o restante para ferver.
Dissolver o amido de milho na xícara de leite e despejar ao leite fervente, mexer bem até engrossar. Retirar do fogo e despejar a mistura sobre a gemada mexendo bem. Colocar em uma molheira. Deixar gelar e servir com o pudim.


CALDA DE CHOCOLATE




Ingredientes:

150 g de chocolate ao leite picado
150 g de chocolate meio amargo
1 lata de creme de leite com soro
3 colheres (sopa) de licor de cacau
1 colher (chá) de baunilha

Modo de fazer:

Em uma tigela colocar o chocolate e o creme de leite. Levar ao microondas na potência alta por cerca de 1 minuto e meio. Depois, mexer bem até dissolver todo o chocolate e ficar cremoso. Acrescentar o licor de cacau, a essência e misturar bem.

Essa calda é um molho mais ralo que ficará mais encorpado quando estiver frio.

Atenção: Se fizer a calda de chocolate para acompanhar o pudim de claras, não caramelar a forma, apenas untar com manteiga e polvilhar com açúcar.


CALDA DE MORANGO




Ingredientes:

1 caixa de morangos
2 colheres (sopa) de açúcar
4 anises estrelados ou gotas de limão

Modo de fazer:

Lavar os morangos e cortar ao meio, levar ao fogo com o açúcar e o anis ou gotas de limão. Deixar cozinhar, mexendo de vez em quando, por cerca de 15 minutos ou até a calda encorpar um pouco. Retirar do fogo e levar para gelar.

Atenção: com essa calda, não se deve caramelizar a forma do pudim de claras, apenas untar a forma com manteiga e polvilhar com açúcar.

2 comentários:

Anônimo disse...

Depois de muito pesquisar receitas, em vão, e já tendo formulado a minha agora, mesmo assim adorei e vi que aqui tem paixão pela boa culinária e seriedade. Obrigada!

Anônimo disse...

Nesse site eu encontrei o que precisava, muito obrigada por tudo ! Todas as vezes que faço quindim eu vejo esse site, me ajudou muito ;)

Beijooos Jak ;*