domingo, 22 de novembro de 2009

O BANQUETE DO THANKSGIVING


O Dia de Ação de Graças (em inglês: Thanksgiving) é um feriado celebrado nos Estados Unidos e no Canadá, observado como um dia de gratidão, geralmente à Deus, pelos bons acontecimentos ocorridos durante o ano. Neste dia, pessoas dão as graças com festas e orações.

Estados Unidos da América

Os primeiros Dias de Ação de Graças na Nova Inglaterra eram festivais de gratidão à Deus, em agradecimento às boas colheitas anuais. Por esta razão, o Dia de Ação de Graças é festejado no outono, após a colheita.

O primeiro deles foi celebrado em Plymouth, Massachusetts, pelos colonos que fundaram a vila em 1620. Após péssimas colheitas e um inverno rigoroso, os colonos tiveram uma boa colheita de milho no verão de 1621. Por ordem do governador da vila, em homenagem ao progresso desta em relação a anos anteriores, uma festividade foi marcada no início do outono de 1621. Os homens de Plymouth mataram patos e perus. Outras comidas, como peixes e milho fizeram parte do cardápio. Cerca de 90 índios também atenderam à festividade. Todos comiam ao ar livre, em grandes mesas.

Por muitos anos, o Dia de Ação de Graças não foi instituído como feriado nacional, sendo observado como tal em apenas certos Estados americanos como Nova Iorque, Massachusetts e Virgínia. Em 1863, o então presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln, declarou que a quarta e quinta-feira da terceira semana do mês de novembro seria o dia nacional de Ação de Graças. Mas em 1939, o presidente Franklin Delano Roosevelt instituiu que esse dia seria celebrado na terceira semana de novembro, com o intuito de ajudar o comércio, aumentando o tempo disponível para propagandas e compras antes do Natal. Como a declaração de Roosevelt não era mandatória, 23 Estados adotaram a medida instituída por Roosevelt, e 22 não o fizeram, com o restante tomando ambas a quinta-feira da terceira e da quarta semana de novembro como Dia de Ação de Graças.

O Congresso americano, para resolver este impasse, instituiu então que o Dia de Ação de Graças seria comemorado definitivamente na quinta-feira da quarta semana de novembro, e que seria um feriado nacional.

Canadá

O primeiro dia oficial de Ação de Graças realizado no Canadá foi festejado em 5 de abril de 1872, tendo sido reconhecido como feriado nacional pelo Parlamento Canadense em 1879. Em 1957, o Governo Canadense instituiu a segunda-feira da segunda semana de outubro como o Dia de Ação de Graças.

Tanto nos Estados Unidos quanto no Canadá, o Dia de Ação de Graças é geralmente um dia quando as pessoas utilizam o tempo livre para ficar com a família, fazendo grandes reuniões e jantares familiares. É também um dia em que muitas pessoas dedicam seu tempo para pensamentos religiosos, serviços na igreja e orações.

O Dia de Ação de Graças é celebrado também com grandes desfiles e, nos Estados Unidos, com a realização de jogos de futebol americano. O principal prato típico do Dia de Ação de Graças geralmente é peru, o que dá ao Dia de Ação de Graça o nome de "Dia do Peru"(turkey day).

Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre

A minha amiga Jacyara Cavalleri preparou o almoço com as iguarias do Thanksgiving especialmente para que eu pudesse postar. Um almoço espetacular!

As receitas americanas para comemorar o dia de ação de graças também são uma excelente sugestão para as festas de fim de ano. Aproveitem!


CHESTER OU PERU RECHEADO



Ingredientes:

1 chester ou peru de aproximadamente 3kg (temperado)
½ pacote de pão de forma
1 tablete de margarina culinária
1 cebola cortada bem miúda ou ralada
2 talos grandes de salsão sem as folhas
1colher (café) rasa de sal
1 colher (sobremesa) de poultry seasoning ou tempero pronto para ave

Modo de fazer:

Retirar os miúdos do chester, cozinhar com os temperos de sua preferência e reservar.

Preparo do recheio:

Cortar os fatias do pão em forma em cubinhos e tostar.

Numa panela colocar o tablete de margarina e refogar a cebola, juntar os miúdos já cozidos e picados. Acrescentar os talos de salsão finamente cortados, o sal, refogar tudo e no final colocar o tempero de aves, juntar o pão tostado, misturar tudo muito bem e rechear a ave.

Untar o chester com margarina, cobrir com papel alumínio e levar ao forno a 180°C.

Para cada quilo de carne será preciso aproximadamente 1 hora de forno.

Os americanos servem acompanhado de fatias finas de geleia de cranberry. Essa geleia pode ser encontrada em supermercados que vendem produtos diferenciados (é opcional).

BATATA DOCE HAVAIANA

É um prato que acompanha maravilhosamente o chester ou peru.

Ingredientes:

4 xícaras (chá) de batata doce cozida e espremida
1 lata de abacaxi em calda
6 colheres (sopa) de margarina
1 colher (sopa) rasa de sal
3 colheres (sopa) de açúcar mascavo
1 colher (café) de cravo em pó
Bolinhas de marsh-mallow (encontrado em diversos supermecados)

Modo de fazer:

Aquecer o forno.

Amassar as batatas e misturar com o abacaxi bem picadinho, a margarina, o sal, o açúcar e o cravo em pó. Dar ponto do purê com a calda do abacaxi.

Despejar em um refratário untado com margarina, por cima espalhar algumas bolinhas de mash-mallow e levar ao forno a 180°C por cerca de 30 minutos.

TORTA DE ABÓBORA (PUMPKIN PIE)


Ingredientes da massa:

200 g de farinha de trigo
150 g de margarina
2 gemas
½ colher (chá) de sal

Modo de fazer:

Amassar tudo junto e abrir a massa com dois dedos de espessura e cobrir uma forma de fundo removível ou em um refratário.

Recheio:

2 xícaras (chá) de abóbora moranga cozida
1 lata de creme de leite com soro
1 pitada de sal
¾ de xícara (chá) de açúcar
2 ovos inteiros
1 colher (sobremesa) de pumpkin pie spice

Modo de fazer:

Bater todos os ingredientes no liquidificador e despejar sobre a massa. Levar ao forno a 180°C por cerca de 1 hora. Verificar o ponto testando com um palito que deverá sair limpo.

Caso não tenha o tempero próprio, poderá preparar em casa.


Pumpkin pie spice

È uma mistura de especiarias utilizada na torta de abóbora.

¼ de xícara (chá) de canela em pó
4 colheres (chá) de gengibre em pó
2 colheres (chá) de noz-moscada em pó
1 colher (sopa) de pimenta da Jamaica

TORTA DE MAÇÃ (APPLE PIE)


Ingredientes da massa:

200 g de farinha de trigo
150 g de margarina
2 gemas
½ colher (chá) de sal

Modo de fazer:

Amassar tudo muito bem e abrir a massa com dois dedos de espessura.

Esta massa irá forrar a forma e cobrir a torta.

Recheio:

4 a 5 maçãs ácidas descascadas e cortadas
1 xícara (chá) de açúcar
1 pitada de sal
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 colher (sobremesa) de Apple pie spice

Modo de fazer:

Misturar todos os ingredientes e colocar em cima da massa já na assadeira, espalhar pedacinhos de margarina e cobrir a torta com o restante da massa.

Levar ao forno a 180°C até dourar.

Caso não tenha o tempero americano, pode prepará-lo em casa.

Apple Pie Spice

Esta mistura de especiarias é uma combinação perfeita para o aroma da torta de maçã. Utiliza-se em compotas, molhos de frutas e tortas de frutas cheias de ameixas, de peras ou de ruibarbo, bem como maçãs.

1 colher de sopa de canela
1 colher de chá de cravo em pó
1 colher de chá de noz-moscada
1 / 2 colher de chá de cardamomo em pó

3 comentários:

Mariazita disse...

Querida amiga Teresa
Muito boa a descrição do Thanksgiving, o Dia do Perú.
Não sei se no Brasil comemoram este dia; em Portugal, não.
Eu passei este dia nos Estados Unidos, em 2001, e posso confirmar que é um dia extremamente importante para os americanos, só comparável ao Natal.
O menú é exactamente como vc o descreve; e há ainda os enfeites que eles põem nas portas das casas (abóboras decoradas, principalmente).
É bonito de ver.
Muito bom, o seu post.

Uma boa semana.

Beijinhos
Mariazita

Na frigideira disse...

Oi Teresa! Pois é, a foto ficou bem boa e o peixe melhor ainda! Vale a pena fazer sim. Bjs

Mariazita disse...

Estou de passagem apenas para desejar um bom fim de semana.

Vou "viajar" no fim de semana, mas deixo programado um capítulo da Anita .
Assim continuarei na companhia de todos :)))

Fica bem.

Beijinhos
Mariazita