quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Molho Pesto genovês

Foto retirada do site Gula


Que tal uma dica rápida de macarrão, cujo o molho é preparado no liquidificador e fica delicioso? É o molho “Pesto genovês”

É uma especialidade da cidade de Gênova capital da província da Ligúria ao norte da Itália.

Trata-se de um molho cru, feito à base de manjericão, azeite e queijo. Chama-se “pesto” porque tem origem no verbo “pestare” que significa esmagar, amassar e originalmente era feito triturando todos os ingredientes num pilão, mas a modernidade, através do liquidificador nos facilitou a vida. Aí vai a receita:

Pesto de manjericão

Ingredientes:

2 xícaras de chá de manjericão fresco
2 dentes de alho
1 xícara de chá de azeite
½ xícara de queijo parmesão ralado
Sal a gosto
Um punhado de pinoli ou nozes ou castanha de caju
500g de penne ou linguine ou tagiatelle

Modo de fazer

Bater no liquidificador a metade do azeite, as folhas de manjericão, o alho e o sal até formarem uma pasta. Acrescentar o queijo ralado e a outra metade do azeite, continuar batendo, se precisar, adicionar mais azeite. Por último colocar um punhado de pinoli ou nozes ou castanha de caju e bater mais alguns segundos, só para moer grosseiramente.

Cozinhar a massa em água fervente com sal, retirar quando estiver ao dente, temperar com o molho, (caso o molho fique seco, adicione um pouco da água em que cozinhou o macarrão e assim diluirá o molho)
Servir com queijo parmesão ralado.

Na Itália é costume usar nesse molho dois tipos de queijo ralado, o parmesão misturado com o queijo pecorino que é feito com leite de ovelha. Se achar queijo pecorino o prato ficará bem mais saboroso.

O pesto pode ser conservado em geladeira, desde que seja acondicionado em um recipiente muito bem fechado e coberto com uma fina camada de azeite.

2 comentários:

Anônimo disse...

Teresa,
fiquei mto contente em ver suas receitas! Vou tentar fazer todas!!
Vou te ligar qualquer dia desses e ainda nao o fiz porque estou naquela loucura que vc bem conhece. Sentimos mto sua falta e todo dia fazemos um comentarioa seu respeito.
Beijo com mtas saudades
Vera Marchese

Thais disse...

Teresa, tenho acompanhado sempre o seu blog, é uma delícia, e vc escreve muito gostoso...hum ...vc tb poderia colocar aqueles molhinhos super fáceis e rápidos para massas que vc nos ensinava na aula de inglês ... vai ser um sucesso!!! Me avise sempre que tiver novidades...Tô adorando ...Um beijo
Thais