“Com açúcar e afeto fiz seu doce predileto”
Chico Buarque
O desejo de doce faz parte da vida do homem, que associa a essa palavra a idéia de amor e prazer!
O doce finaliza uma boa refeição, um banquete, uma festa, acompanha um chazinho da tarde, um cafezinho, um bate-papo, uma parada no meio da tarde, uma visitinha, um aconchego!
Pudim de Maria mole
Ingredientes:
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
1 lata de leite comum
1 pacote de maria mole
Modo de fazer:
Preparar a maria mole conforme as indicações da caixa.
Bater todos os ingredientes no liquidificador, despejar em uma forma de pudim caramelizada, deixar esfriar e levar ao freezer (fazer de véspera).
Na hora de servir retirar uma hora antes e deixar na geladeira. Desta maneira o pudim ficará com consistência de sorvete.
Creme Zás Trás
Ingredientes:
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
1 lata de leite comum
1 pacote de gelatina qualquer sabor
Modo de fazer:
Dissolver a gelatina conforme as instruções da caixa, bater todos os ingredientes no liquidificador e despejar o creme numa travessa ou taça e levar à geladeira. (fazer de véspera)
Ingredientes:
1 copo e meio de leite ou 1 vidro de leite de coco e ½ copo de leite.
A medida do copo é a de requeijão.
4 ovos inteiros
1 copo de farinha de trigo
2 copos de açúcar
100g de coco fresco ( pode ser o de pacote)
2 colheres de sopa de margarina ou manteiga
50g de queijo parmesão ralado
1 colher de sopa rasa de fermento em pó
Modo de fazer:
Bater os ingredientes no liquidificador menos o coco, o queijo ralado e o fermento que devem ser adicionados com o liquidificador desligados e mexidos à mão.
Despejar tudo em uma forma untada e enfarinhada, levar ao forno pré-aquecido até dourar. Espetar um palito e ao sair seco estará pronto.
Bombocado ultra rápido
Ingredientes:
1 lata de leite condensado
4 ovos inteiros
100g de coco fresco ou seco
1 colher de sopa rasa de fermento em pó
Modo de fazer:
Bater o leite condensado com os ovos, adicionar o coco e o fermento, bater mais um pouco, despejar numa forma untada e enfarinhada e levar ao forno pré-aquecido por mais ou menos 35minutos ou espetar o palito.
foto: baludoces
Bolo de Banana
Ingredientes:
6 bananas maduras (prata ou nanica)
3 ovos inteiros
1 xícara de chá de óleo
2 xícaras de açúcar
2 xícaras de farinha de rosca
1 colher de sopa rasa de fermento em pó
Modo de fazer:
Bater no liquidificador os ovos, o óleo, as bananas e o açúcar, depois que tudo estiver bem misturado acrescentar a farinha de rosca e o fermento, misturar levemente.
Despejar a massa numa forma untada com manteiga e polvilhada com farinha de rosca, levar ao forno pré-aquecido por mais ou menos 35minutos, ou fazer o teste do palito (descrito em receitas anteriores)
Após o bolo assado, ainda quente polvilhar sobre ele açúcar e canela.
A minha amiga Ana Maria Andolfato (prof de Matemática) que adora cozinhar, costuma preparar esse bolo de banana com algumas variações, inclusive adicionando castanha do Pará e que fica delicioso! Experimentem.
Ingredientes:
6 bananas não muito maduras
4 ovos inteiros
2 xícaras de açúcar
1 xícara de óleo
2 xícaras de farinha de rosca
2 colheres de sopa de canela em pó
1 xícara de castanha do Pará picada (pode ser substituído por nozes)
1 colher de sopa de fermento em pó
Modo de fazer:
Bater no liquidificador as bananas, os ovos, o açúcar, o óleo e a canela. Depois que tudo estiver bem misturado acrescentar a castanha, a farinha de rosca e o fermento, bater levemente e levar ao forno numa forma untada e polvilhada com farinha de rosca. Após assada, esperar esfriar e polvilhar com açúcar de confeiteiro. Tempo de forno 40 minutos (fazer o teste do palito)
A minha amiga Sônia Guerra que é geógrafa e escritora também, (minha sócia cultural) faz um bolo de milho super fácil e delicioso! É difícil comer só um pedaço, ainda mais se for acompanhado de um saboroso cafezinho. Aí vai:
Bolo cremoso de milho verde
Ingredientes:
½ copo de leite ( a medida é de copo de requeijão)
½ copo de óleo
4 ovos inteiros
1 copo de açúcar
4 copos de grãos de milho verde (mais ou menos 5 espigas)
2 colheres de sopa de queijo ralado
1 colher de sopa de fermento em pó
Modo de fazer:
Bater muito bem no liquidificador todos os ingredientes menos o queijo ralado e o fermento. Estes últimos devem ser misturados com o liquidificador desligado.
Untar uma forma de buraco no meio com óleo e polvilhar com farinha de trigo misturada com canela em pó. Se quiser poderá colocar pedaços de canela em pau dentro da massa. Levar ao forno por mais ou menos 50 minutos ou fazer o teste do palito (espetar um palito e ao sair seco significará que já está assado
Um comentário:
Boa tarde Teresa,
vim ver as suas deliciosas receitas. Aproveito para pedir desculpa de ainda não lhe ter enviado as que lhe prometi, mas tenho andado com obras em casa, e a disponibilidade tem sido pouca. Como as obras são numa cozinha que tenho no anexo, acredite que nem sei onde está a minha agenda de receitas. Saiba no entanto que não está esquecido, e que assim que tudo normalizar, envio-lhas.
Beijinho,
Ana Martins
Postar um comentário